Porto Velho/RO, 24 Março 2024 18:59:37

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 21/08/2018 às 07h00min

A- A+

O mistério do BioPark

A Amazônia nunca apresentou facilidades para quem se atreveu a domá-la com grandes projetos. A Ferrovia Madeira-Mamoré, com sua crônica..

A Amazônia nunca apresentou facilidades para quem se atreveu a domá-la com grandes projetos. A Ferrovia Madeira-Mamoré, com sua crônica de tragédias e maravilhas, encontra paralelo na Fordlândia, focada há pouco em atraente documentário do diretor Marcos Colón.

Indo para além do fracasso do magnata Henry Ford, a visibilidade do filme BeyondFordlândia coincidiu com o lançamento do livro Tupinilândia, do escritor gaúcho Samir Machado, no qual um parque temático em construção na Amazônia é ocupado por forças militares.

Um destino muito melhor é esperado para o Parque da Biodiversidade divulgado no circuito do turismo como “AmazonBioPark”, iniciativa com a ambição de realizar o que a ficcional Tupinilândia não pôde ser.

Não faltaram recursos para o parque do romance. Já o mistério da falta de investidores para o BioParké desvendado facilmente com a leitura da realidade conjuntural brasileira.

O projeto, gestado pela Amazonastur, é mais uma das ótimas idéias que sofrem no limbo das incertezas nacionais, quadro nebuloso e crítico no qual ninguém tem a mínima idéia do que vai acontecer no futuro imediato – um caldeirão fervente que ainda queima as mãos de qualquer investidor.

…………………………………………

A ansiedade

Constato a ansiedade dos novos – principalmente de candidatos a deputados estaduais e federais – na campanha atual. Ocorre que até agora os políticos profissionais estão levando a melhor na peleja em algumas esferas nas primeiras sondagens. Poucos novos estão se sobressaindo. Quero tranqüilizá-los: muitos deles vão entrar nas paradas, vão crescer e surpreender na reta final.

Os encaminhados

Dos atuais deputados estaduais já se vê que alguns estão bem encaminhados pela reeleição – mesmo porque não tem predadores fortes em suas regiões –  são os casos de Lebrão (MDB- na região da BR-429) e Adelino Follador (DEM -Vale do Jamari). No entanto, teremos uma legião de novos parlamentares. A renovação da Casa de Leis do estado será baita.

Os medalhões

Em Porto Velho não vi ainda os medalhões – estes candidatos de forte estrutura deslancharem – e é bom que eles fiquem de cabelos em pé e vão a campo. São os casos do ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça (Podemos) e do ex-secretário de Saúde Willians Pimentel (MDB). Pior mesmo pode ser a situação de Pimentel que enfrenta o chamado Grupo da Morte no MDB.

Balaio de votos

Também sobre a ALE, por comandar muitos anos o DER (leia-se atender pedidos de estradas), por se tratar de uma verdadeira fábrica de votos, que catapultou Valdir Raupp nos anos 90, Neiva de Carvalho é cotado para um balaio de votos, mesmo sendo do Cone Sul, onde tem predadores de grande densidade como Rosangela Donadon e Luizinho Goebel. A conferir.

Mais um?

O advogado Jorge Chediak, do PC do B, poderá ser mais um candidato ao governo no apagar das luzes. Ele pediu a anulação das convenções do partido (que tinha formado aliança com outras siglas e tirado ele do páreo). O PC do B é controlado pelo dirigente Francisco Pantera, há quase 30 anos mandando e dificilmente perde paradas na legenda. Por conseguinte, Chediak esta frito.

 

Via Direta

*** Segue o revezamento das celebridades criminais nos presídios federais de Catanduvas (PR), Porto Velho(RO), Mossoró (RN) e Campo Grande (MS) *** O final de semana foi marcado pelo lançamento da campanha em Porto Velho do ex-prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) ao Senado *** E também da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) *** A semana já será de forte presença de formiguinhas dos candidatos aos cargos eletivos nos principais cruzamentos de ruas na capital.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas