Porto Velho/RO, 05 Abril 2024 20:17:26

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 17/01/2017 às 06h20min

A- A+

O Plano de Segurança

Em cada momento crítico nacional, os governos de plantão anunciam pomposamente mais um Plano de Segurança Nacional, e assim a banda toca..

Em cada momento crítico nacional, os governos de plantão anunciam pomposamente mais um Plano de Segurança Nacional, e assim a banda toca desde o governo FHC. Nos governos petistas de Lula e Dilma foram lançados planos que até hoje não foram cumpridos, e as visitas dos ministros da Defesa à Amazônia foram mais para fazer pose no Forte Príncipe da Beira (em Rondônia) e pontos turísticos do Amazonas, Acre, Roraima e Amapá.

Para a região amazônica, nenhum plano governamental dará certo sem a proteção de nossas divisas com a Bolívia, Peru e Colômbia tomadas pelo narcotráfico e contrabando de armas de grosso calibre para abastecer as favelas do Rio de Janeiro e São Paulo. Não há como conter a criminalidade na região Norte sem asfixiar o tráfico de drogas. Não será possível resolver o problema de superpopulação carcerária sem agir com força e coragem contra os cartéis de drogas que transformaram Rondônia num importante entreposto internacional.

Verificando o Plano de Segurança anunciado pelo governo Temer, com muita coisa requentada de FHC, de Lula e Dilma, mais uma vez pode se antevir um retumbante fracasso no que diz respeito à proteção das fronteiras na Amazônia.

Pau cantou

Durante a semana a oposição lascou o cacete nos vereadores e no prefeito Hildon Chaves (PSDB) pela aprovação do projeto que definiu a doação de área de terras na zona Leste de Porto Velho para o Grupo Gonçalves erguer um moderno shopping em troca de contrapartidas a municipalidade, como reformas de escolas, creches, postos de saúde, entre outros.

Taca-lhe o pau!

Se a Comunicação do prefeito e da Câmara de Vereadores explicar melhor quais serão as contrapartidas da doação, e sendo elas comparadas com o valor do terreno, toda chiadeira dos “contra” acabará por água abaixo. Não havendo isto, ficará evidenciado que a coisa foi golpe mesmo, e todo mundo – Gonçalves, prefeito e vereadores – participou da negociata. Daí sim, taca-lhe o pau!

Baita revolta

Existe uma grande revolta da opinião pública contra a decisão da Justiça permitindo a posse de vereadores e prefeitos presos. Em Rondônia, o caso mais conhecido é em Vilhena, com três edis tomando posse sob protestos da população. Afinal, ustiça eleitoral é para que? Para facilitar a vida dos políticos corruptos?  Em Rondônia vários deputados condenados estão livres e soltos tocando suas boiadas….

Alianças 2018

O ano começa com os partidos políticos renovando os diretórios regionais tendo em vista a política de alianças para 2018, quando serão eleitos o presidente e vice da República, governadores e vices, renovadas duas cadeiras ao Senado e, ainda, a eleição para deputados estaduais e federais. Em Rondônia, por enquanto, não existem nem definições de candidatos ao governo, só especulações.

Clãs políticos

Os clãs políticos formados já traçam planos para 2018. Os Amorim lançam o ex-senador Ernandes Amorim à Câmara dos Deputados; Em Ouro Preto do Oeste, os Testoni, o ex-prefeito Alex à Câmara Federal; em Porto Velho, os Carvalho lançam o jovem vereador Maurício à Assembleia Legislativa; os Boabaid a vereadora Ada Dantas a federal; os Oliveira o vereador Márcio a Federal. E assim toca a banda.

Via Direta

*** O PT está caçando dissabores com o prematuro lançamento de Lula à Presidência em 2018. A cara de pau do quadrilheiro é enorme *** O prefeito Dória já está exagerando no marketing político em São Paulo *** Como diz aquele velho ditado popular: quem fala demais, dá bom dia a cavalo! *** Em troca de cotas de nomeações para vereadores, a gestão tucana em Porto Velho tem ampla maioria na Câmara Municipal.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas