Porto Velho/RO, 28 Março 2024 15:10:33

O poder das organizações criminosas em Rondônia

Nesta semana o Diário trouxe como tema do editorial o crescimento da reincidência de mulheres presas por tráfico de droga, conforme..

A- A+

Publicado: 20/10/2017 às 06h00min

Nesta semana o Diário trouxe como tema do editorial o crescimento da reincidência de mulheres presas por tráfico de droga, conforme levantamento produzido pela Secretaria de Justiça do Estado (Sejus). Dois dias depois de tratar do assunto, a Polícia Federal deflagrou uma megaoperação resultando na prisão de um poderoso grupo criminoso que atuava em Rondônia no transporte de drogas para outros Estados. Sete pessoas foram presas. Juntamente com elas foram apreendidos 22 veículos de luxo, avião, 600 quilos de cocaína e R$ 200 mil em espécie.

Essa ação policial revela, mais uma vez, que o tráfico de drogas continua com toda força no Estado e a existência de outras quadrilhas trabalhando nessa atividade delituosa. A prisão do grupo criminoso revela também o poder de organização das quadrilhas e facilidade do ingresso da droga em território rondoniense. Rondônia tem mais de mil quilômetros de fronteira com a Bolívia, onde o tráfico de droga é intenso.

A droga apreendida em poder da quadrilha tinha como rota o Estado do Ceara. É a segunda vez que a Polícia Federal desarticula organizações criminosas responsáveis pelo abastecimento de drogas ao mercado cearense. A polícia civil do Estado já sabe que o Aeroporto de Fortaleza tem sido estratégico no tráfico internacional de drogas.

Rondônia continua sendo rota de entrada da droga. Na próxima sexta-feira, o presidente Michel Temer estará em Rio Branco (AC) participando de uma reunião com os governadores que integram o Fórum de governadores do Brasil Central, do qual o Estado de Rondônia faz parte. A segurança na fronteira é de responsabilidade do Governo Federal e o governador Confúcio Moura (PMDB) pretende aproveitar o momento para cobrar maior presença do policiamento na fronteira.

A entrada de droga em Rondônia custa um preço alto no orçamento do Estado. É alarmante o número de traficantes presos nos últimos meses no Estado por conta do tráfico de droga e hoje o governo Estadual reserva boa fatia do orçamento para a construção de novos presídios para receber essa população carcerária. Além de homens, mulheres também estão contribuindo para o crescimento das estatísticas e superlotando as penitenciárias femininas.

Algo precisa ser feito com urgência e os governadores que integram o Brasil Central precisam sair da reunião da próxima sexta-feira em Rio Branco, com o presidente Michel Temer, com uma resposta emergente. Construir presídio não garante votos para as próximas eleições, mas o que está em discussão neste momento é a segurança da sociedade e das famílias menos favorecidas que se tornaram alvo dos traficantes na expansão do tráfico drogas.



Deixe o seu comentário