Porto Velho/RO, 29 Março 2024 14:34:38

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 07/05/2017 às 06h35min

A- A+

O vento levou…

Uma das obras mais ambiciosas para Porto Velho: o Espaço Multieventos.

Ainda corria o ano de 2011 quando foi anunciada, com pompa e circunstância, uma das obras mais ambiciosas de todos os tempos para Porto Velho: o Espaço Multieventos. No governo do Estado, já estava empoleirado o mandatário Confúcio Moura, no Paço Tancredo Neves, o então prefeito Roberto Sobrinho (PT) vivia o auge da sua carreira, deitando asfalto para todo lado.
O projeto já andava com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Valdir Raupp (PMDB). Os entendimentos avançavam para a desapropriação de uma grande área de terras na região do Aeroclube, e Rondônia vivia o auge econômico, crescendo 11% ao ano, um recorde nacional, provocado pelo efeito das obras das usinas do rio Madeira que atraíram 100 mil habitantes em três anos para a capital rondoniense.

No Espaço Multieventos seriam construídos um novo estádio, um centro de convenções, bumbódromo, parque de exposições, entre outros empreendimentos concentrados naquela região. Mas com a crise e tanta corrupção neste País, lamentavelmente o projeto virou brisa. O projeto ainda existe, mas está cada vez mais distante.

Balões de ensaio

São tantos balões de ensaio e lançamentos de “candidatos” ao governo do Estado que já se fala até na Bailarina da Praça como candidata para os votos de protestos. É claro que nada colou, mesmo porque os novatos que emplacaram nas eleições de 2016, como João Dória (SP) e Hildon Chaves (Porto Velho), eram milionários e tinham dinheiro para bancar as próprias campanhas.

Asas aparadas

O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB) foi citado na coluna recentemente como possível postulante à sucessão do governo Confúcio Moura como alternativa à postulação de Maurão de Carvalho. Em contato com o colunista, ele negou que estava de asas crescidas para tanto e garantiu que seu projeto no ano que vem é disputar a reeleição.

Na vala comum

O tucanato está cada vez mais entusiasmado com a possibilidade do lançamento da candidatura à Presidência da República do prefeito João Dória, de São Paulo. Em Porto Velho, onde o partido é forte e já elegeu dois prefeitos e um governador, a tendência é do novo presidenciável prosperar, já que Aécio Neves, José Serra e o governador Alckmin caíram na vala comum.

Para reeleição

O deputado federal Luiz Cláudio, o parlamentar mais focado na agricultura da bancada federal, fechou acordos com dobradinhas pelo Estado e está confirmando a intenção em disputar a reeleição. Com isto, a aliança cassolista terá dois fortes postulantes à Câmara dos Deputados: Jaqueline Cassol (PP), que terá o apoio do seu irmão e ex-governador Ivo; e o deputado Luiz Cláudio (PR).

A pré-campanha

Antecipando a corrida sucessória estadual, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), aperta o passo e tem sido presença constante nos municípios do interior do Estado para ganhar mais visibilidade. Ele está entusiasmado com as pesquisas do Instituto Phoenix e as enquetes de sites locais, que garantem que é um candidato de ponta.

Via Direta

*** Olho vivo, MP: temos órgãos públicos lotados de fantasmas e amantes de políticos *** Sendo investigados, teremos mais  escândalos rolando na aldeia *** Estamos de volta, depois de duas semanas de pausa, torcida brasileira *** Com várias obras na capital, o governo Confúcio atua quase como uma prefeitura paralela *** Por falar em Confúcio, parte do funcionalismo já está apreensivo com a possibilidade de cassação do mandatário ***No primeiro escalão reina o otimismo.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas