Porto Velho/RO, 19 Março 2024 04:23:24
Diário da Amazônia

Oficinas para novo modelo de atendimento à Atenção Básica

Em Cacoal profissionais de saúde estão participando de oficinas para implantar um novo modelo de organização de atendimento.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 23/05/2017 às 06h45min

Profissionais de saúde de Cacoal e região em formação

Em Cacoal profissionais de saúde estão participando de oficinas para implantar um novo modelo de organização de atendimento à Atenção Básica. A ideia é melhorar a qualidade da saúde primária evitando que casos simples sejam agravados. O encontro começou ontem (22) e segue até hoje (23). Participam da ação servidores de seis municípios.

O serviço de Atenção Básica de Saúde é desenvolvido pelas Unidades de Saúde, que realizam atendimentos de baixa complexidade, e caso o problema não possa ser resolvido neste primeiro momento, os pacientes são encaminhados para especialistas, ou para a chamada atenção secundária.

Para oferecer um serviço mais eficaz, profissionais de saúde de Cacoal e região estão participando de oficinas que vão ajudar a reorganizar a Atenção Primária. A ideia é que haja mudanças no processo de trabalho desses profissionais, evitando que casos considerados simples possam se agravar por falta de uma assistência eficiente.

“Podemos dar um exemplo relacionado a saúde materna infantil. Uma gestante tem o acompanhamento pré-natal durante toda a gestação, digamos que todos os problemas que surgirem com ela sejam resolvidos durante o atendimento da Atenção Básica, mas isso não acontece na realidade, essa gestante vai para uma referência de alto risco, com problemas básicos, como infecção urinária, tem parto prematuro, esse recém-nascido precisa de um leito de UTI neonatal, onerando o sistema, dificultando a atenção e às vezes até tendo perdas de vida”, exemplificou a coordenadora da descentralização de saúde em Rondônia, Marta Duarte.

Nova edição

Essa reorganização faz parte da Planificação da Atenção à Saúde. Essa é a segunda oficina realizada. Ao todo serão feitos seis encontros, cada um com um tema diferente. “Durante as oficinas nós discutimos sobre as crises do sistema de saúde, que atinge o Brasil inteiro, houve uma mudança na população, que estão vivendo mais e morrendo de outros tipos de doença, mas nós precisamos nos atualizar e dar uma resposta para essa nova realidade”, esclareceu a facilitadora do Conselho Nacional dos secretários estaduais, Lídia Tonon.

Números

De acordo com a coordenadoria da descentralização de saúde do Estado, o número de mortes maternas é preocupante em Rondônia. Nos últimos cinco anos 135 mulheres morreram durante a gravidez, ou logo após o parto. O setor espera que com essa nova organização essas mortes diminuam.

A próxima oficina deve ser realizada em julho e vai tratar sobre a vigilância em saúde. A expectativa que é até o final do ano esse novo modelo esteja implantado. (MAGDA OLIVEIRA)



Deixe o seu comentário