Porto Velho/RO, 18 Março 2024 17:28:15

Política &

coluna

Publicado: 27/08/2018 às 11h02min

A- A+

Onda pessimista no bunker do Bolsonaro

POLÍTICA & MURUPI – (Leo Ladeia) “Os entrevistados falaram muito palavrão. Por isso, falo com tanta certeza que o..

POLÍTICA & MURUPI – (Leo Ladeia)

“Os entrevistados falaram muito palavrão. Por isso, falo com tanta certeza que o desinteresse pela eleição não vem de uma letargia, é indignação”. – Mauro Paulino, do Datafolha, contando bastidores da pesquisa.

1- Onda otimista

O eleitor do Bolsonaro está tão otimista que fala em vencer no primeiro turno. Quem se apaixona por ideias, vê numa frase um programa de governo e embarca com Lula ou Bolsonaro como faz um torcedor, ainda que o time seja o Ibis. Para o apaixonado não há jogo político ou de futebol. A eleição é ganha antes, contra todos adversários e a partida idem contra qualquer time. No caso do PT é eleição ganha e sem candidato. A paixão e razão não andam de mãos dadas. E lá podem ir mais quatro anos pro ralo.

2- Onda pessimista

Onda pessimista no bunker do Bolsonaro: “vai ser atacado pela artilharia de Alckmin, a cavalaria de Ciro e a infantaria de Marina.” Para escapar dos três saída são as redes sociais e a justiça eleitoral. O fogo será do Alckmin para desconstruir com seus mais de 5 minutos de TV o Bolsonaro, com 8 segundos. Como o bolsonarista é torcedor fiel, ele terá que, além de aguentar o fogo, ampliar a quantidade de apoios – o que não se viu até agora – para um eventual segundo turno. Uma pedreira também para o Alckmin que precisa dobrar a quantidade de votos e virar a casaca dos bolsonaristas.

3- Algo de novo no ar

Quem tem acesso às ideias do João Amoedo do Partido Novo está comparando com as dos adversários e reposicionando a intenção de voto. Liberal, sem espaço no rádio e TV, Amoedo atua forte em reunião de empresários e de maneira objetiva na internet. O Antgonista informa que na pesquisa espontânea feita pelo banco BTG Pactual, ele aparece com 3% de votos, atrás de Lula, com 26%, e Jair Bolsonaro, com 19% e bate Geraldo Alckmin, Marina Silva e Ciro Gomes, todos eles com 2%. Um novo Hildon?

4- Outro pepino para o Facebook

O Facebook vive a cada dia uma nova agonia. Missão da ONU criticou o Facebook por não impedir a difusão do ódio pelo regime de Mianmar contra a minoria rohingya. Aì o “Face” baniu os perfis do comandante-chefe do Exército Mianmar e auxiliares e disse que a violência – para a ONU é genocídio – em Mianmar é “horrível”. “O papel da rede social é significativo e o Facebook tem sido instrumento útil para aqueles que queiram difundir um discurso de ódio”. O Face se deu um “jeitinho” mas o estrago estava feito.

  5- “…seu nome no SPC…”

A ideia pode ter sido mal vendida, mas é viável, factível e não custa muito. É o tipo da ação que o povo gosta e pode entrar no rol de bondades de qualquer candidato. Ciro Gomes ao ver que é tão relevante para o pobre quanto o bolsa-família, criou a marca: “Nome Limpo”. Aí o PT tentou pegar carona. Postou e depois apagou um projeto para “tirar o nome dos brasileiros do SPC”. Ciro aproveitou a deixa e criou um slogan para reforçar a ideia “Faça como os outros candidatos. Siga o Ciro”. Uma senhora tacada…

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.