Porto Velho/RO, 18 Março 2024 23:04:21
PLANTÃO DE POLÍCIA

Operação da PF apreende R$ 5 mi em carros de luxo

Operação Fortress desarticulou esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Por Redação e Assessoria Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 19/10/2017 às 05h00min

Operação teve início na manhã de ontem (18), em seis Estados e no Distrito Federal

A Polícia Federal (PF) de Rondônia deflagrou na manhã de ontem, quarta-feira (18) a Operação Fortress contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. As investigações começaram em maio deste ano após informações de que grupos criminosos, já com antencentes por tráfico, continuavam atuando de forma organizada e utilizando empresas para a lavagem do dinheiro. O principal grupo de atuação estava sediado em Porto Velho.

Na ação, sete pessoas foram presas e houve o bloqueio judicial de contas bancárias de 40 envolvidos e o fechamento de 8 (oito) empresas usadas para a lavagem do capital ilícito.

Só na manhã de ontem (18) foram apreendidos na casa de um dos investigados 22 veículos, 2 carretas, 1 barco, 1 jet ski, 1 motocicleta e R$ 200 mil reais em espécie, sendo 8 veículos e um Jet ski apreendidos em Humaitá (AM).

Ao todo foram expedidos 20 mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária, 16 de condução coercitiva, 35 mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Rondônia.

Segundo a PF, o grupo movimentava um valor muito alto e possuíam um esquema altamente organizado para a lavagem de dinheiro e investiam na compra de imóveis, aeronaves para o transporte de drogas, veículos e outros bens com altos valores.

O braço principal do grupo criminoso tinha sede em Porto Velho, de onde comandava a aquisição das drogas e o contato com o fornecedor. Inicialmente, o transporte da droga era feito via terrestre de Rondônia até Fortaleza (CE).

Para aumentar os lucros, o grupo passou a realizar o transporte por aeronaves e a responsabilidade por esta etapa da distribuição era de uma parte do grupo criminoso sediado no Mato Grosso (MT).

Uma outra parte do grupo que também foi identificado durante as investigações da PF ocultava as cargas de material entorpecente e distribuía para a capital do Ceará.

Em uma das abordagens da polícia ao grupo, uma aeronave foi interceptada enquanto reabastecia e foram apreendidos 239 quilos de cocaína que seriam enviados ao Nordeste.

Ao longo das investigações foram apreendidos cerca de 600 quilos (seiscentos quilos) de cocaína nas cidades de Porto Velho (RO), Vilhena (RO) e Juara (MT). Os presos permanecem à disposição da Justiça Estadual do Estado de Rondônia.



Deixe o seu comentário