Porto Velho/RO, 03 Abril 2024 17:55:56

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 11/04/2017 às 06h30min

A- A+

Os 100 dias do tucano

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), completou os primeiros 100 dias de sua administração reforçando as paliçadas do..

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), completou os primeiros 100 dias de sua administração reforçando as paliçadas do Palácio Tancredo Neves, com gente mais cascuda. Na Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), ingressou o ex-chefe da Casa Civil do governo de Rondônia, Juscelino Amaral, dos quadros do PR.

A grande novidade foi a criação de uma secretaria destinada a criar emprego e renda, sendo destacado para o cargo um nome em ascensão no meio empresarial, o presidente da Fiero, Marcelo Thomé. Trata-se da Agência de Desenvolvimento, uma ideia criativa dos tucanos.

Foram 100 dias de altos e baixos na gestão tucana. Algumas lambanças, algumas polêmicas, mas entre idas e vindas se contabilizam mais acertos do que equívocos do prefeito. A última polêmica é a briga com o governo do Estado pela primazia de administrar os recursos do esgotamento sanitário, e o desentendimento pode custar caro para a capital, como já ocorreu nos confrontos do ex-governador Ivo Cassol com o ex-prefeito Roberto Sobrinho na década passada.

As promessas

Se tudo o que o superintendente do Incra de Rondônia, Cletho Muniz de Brito está prometendo for cumprido para o Estado, estaremos bem na foto em 2017. A começar pela entrega de cinco mil títulos agrários, dezenas de desapropriações para ceder módulos rurais aos assentados, etc, etc. Infelizmente, nem tudo que se promete é cumprido pelos órgãos governamentais.

Rotando caviar

O governo Michel Temer, com o contingenciamento de recursos, ameaça uma série de obras federais em Rondônia, entre elas a ponte binacional de Guajará-Mirim. Podem entrar na dança também a Usina Hidrelétrica de Tabajara e até a dragagem do rio Madeira. No entanto, o governo acaba de anunciar a construção de mais uma usina de grande porte na fronteira, ao custo de R$ 15 bilhões. Será que Temer come pão dormido e arrota caviar?

Centrais sindicais

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e várias centrais sindicais abriram entendimentos para a mobilização nacional contra as reformas projetadas pelo governo Michel Temer. As entidades acreditam que a reforma da Previdência pode atender às reclamações do mercado, mas não os interesses básicos dos cidadãos, como afirma o presidente da entidade católica, Leonardo Steiner.

Código de posturas

Impressiona, no contexto da história local, a disposição dos prefeitos recém-empossados em Porto Velho em fazer obedecer ao código de posturas. Assim sendo, a maioria logo quando toma posse bota para correr os vendedores ambulantes das calçadas das principais avenidas. Passado o tempo, todo mundo volta. Vamos ver se com o prefeito Hildon Chaves a coisa será para valer mesmo.

A diferença

Enquanto em vários Estados muitos jornais estão fechando e até reduzindo a circulação, nosso amado Diário da Amazônia tem se vitaminado nos últimos anos. Único jornal com a presença nos 52 municípios de Rondônia e com circulação auditada, o rotativo não para de crescer e tem novos projetos editoriais em andamento para 2017. Depois do caderno Rural, vem aí o Jornal do Servidor.

Via Direta

*** Proponho mais um enigma para o caro leitor: onde fica o edifício conhecido na capital como o “A pousada das Amantes” dos políticos? *** Trocando de saco para mala: A avenida Carlos Gomes, em Porto Velho, é a mais atingida no tocante à queda de negócios. Tem dezenas de salas e pontos comerciais fechados *** Pelo menos em Rondônia, o PT renovou seu comando com gente honesta. O novo dirigente regional, deputado Lazinho é pitoco.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas