Porto Velho/RO, 19 Março 2024 04:58:40

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 02/06/2018 às 07h00min

A- A+

Os casos de malária

Estudando o período entre 2009 e 2015, pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP apontou que cada quilômetro quadrado de floresta..

Estudando o período entre 2009 e 2015, pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP apontou que cada quilômetro quadrado de floresta tropical nativa derrubado na Amazônia está associado a 27 novos casos de malária por ano.

Comparações podem ser didáticas ou impróprias. Na Copa do Mundo realizada no Brasil foram feitas comparações duvidosas: com os R$ 8 bilhões gastos na construção dos estádios seria possível construir 4.000 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) de porte II. A comparação, porém, só seria correta se os recursos fossem tirados das UPAs e deslocados para os estádios.

O valor de uma obra ser igual ao de milhares de outras não quer dizer que tenha sido tirado daqui para ser aplicado ali. Se foi, a comparação procede. Do contrário, mais confunde que esclarece, porque ninguém vai preferir estádios a hospitais.

De que tipo é a pesquisa da USP, afinal? Será didática se de fato um quilômetro desmatado redundar em quase trinta doentes. Neste caso, os economistas estão desafiados a avaliar o custo-benefício: quanto se ganha desmatando, quanto custa tratar o doente e qual é o valor da redução de sua expectativa de vida?

……………………………………………….

Cinturões verdes

A paralisação dos caminheiros pelo Brasil afora demonstrou claramente a dependência das capitais da Amazônia, como Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e, sobretudo Manaus (AM) do abastecimento de hortifrutigranjeiros oriundos das CEASAS de São Paulo, Minas e do Paraná. Urge a criação de mais cinturões verdes na região.

Eleição em Vilhena

Vilhena, que se constitui atualmente no terceiro pólo regional mais importante do estado, terá neste domingo sua eleição suplementar para um mandato tampão.  Mesmo com pendências na justiça eleitoral, será uma eleição polarizada entre Eduardo da Granja e a ex-prefeita Rosane Donadon. Será um tira teima, pois em 2016 deu Rosane na cabeça.

Cartas na mesa

Já vê uma estratégia bem armada na candidatura ao governo do senador Acir Gurgacz.  A começar, fazendo o dever de casa, na região central onde unificou sua base, e por lá é considerado o grande favorito. Na capital, o apoio confirmado do governador Daniel Pereira e do ex-prefeito Nazif são expressivos, assim como o de Melki em Vilhena. E não bastasse, parte do MDB vem junto.

Pé no 2º turno

Então queiram ou não, Acir que bateu os candidatos ao Senado de Cassol e Expedito em 2014, que em duas eleições virou o jogo em embates com os grupos antagônicos nas pelejas ao governo, garantindo Confúcio no CPA, já entra bem na foto para o pleito de outubro, uma eleição, pelo que pelo elevado numero de postulantes será em dois turnos.

Novos municípios

Ano eleitoral e o Congresso Nacional começa a soltar as amarras para a criação dos novos municípios. Os políticos já se jogam as pequenas localidades iludindo as comunidades anunciando tantas emancipações, algumas de Distritos que não tiveram nem seus processos.Estão aptos por aqui apenas Extrema (P. Velho) e Tarilândia (Jaru).

Via Direta

***O verão serviu finalmente para aliar as pressões contra os prefeitos da região amazônica *** Em Porto Velho, por exemplo, uma série de obras segue simultaneamente em vários quadrantes *** Mas o que não deixa de ser surpreendente é que com poucos dias de verão já temos a falta água potável em vários bairros da cidade *** È o lençol freático baixando de novo, além da Caerd enrolada *** Um paradoxo numa cidade que tem um dos maiores rios do País, o amado Rio Madeira.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas