Porto Velho/RO, 20 Março 2024 05:40:55

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 04/07/2018 às 06h00min

A- A+

Os desafios regionais

Nenhuma região é um problema: todas possuem desafios, que cumpre enfrentar destemidamente, e potenciais, que cabe aproveitar. Três..

Nenhuma região é um problema: todas possuem desafios, que cumpre enfrentar destemidamente, e potenciais, que cabe aproveitar. Três fatores de teor macro ficam salientes à medida que assume o cerco à Amazônia empreendido pelo Sudeste, caracterizado pela ofensiva contra os incentivos fiscais e o decreto ditatorial do IPI sobre os concentrados.

Primeiro, o projeto de Brasil passou de ser o mais amplo império do planeta, distribuído por Europa, África e América, na era napoleônica, para uma nação dependente e secundária, à qual é enviado um inexpressivo vice-presidente de potência para negociar assuntos de soberania nacional.
Segundo, o imediatismo, refletido na ânsia por obras nas quais aplicar o nome em placas de inauguração (o “legado”). Além de queimar recursos rapidamente e sem o melhor critério, fazem do planejamento de longo prazo apenas um rol de intenções, sem o compromisso da concretização.

Terceiro, a incapacidade para unir a nação em torno de reformas necessárias. As poucas e irrisórias já feitas não resultaram da união nacional, sofrem de limitações de toda ordem e insegura judicialização.
Com os assuntos entregues a marqueteiros e economistas planilheiros dos candidatos à Presidência, nada vai passar do curtíssimo prazo.
………………………………….

Os governadoraveis

Entram agora na lista – que já esta extensa – de governadoraveis em Rondônia o comunicador Paulo Benito, aprovado em encontro estadual do PT em Ji-Paraná no final de semana e o desportista Pedro Nazareno (PSTU). Se juntam a outros novatos, com o professor Vinicius Miguel (Rede), Jorge Chediack (PC do B), Pimenta de Rondônia (PSOL) e Marcos Pereira (PPS).

A confirmação

Em entrevista a imprensa do interior a advogada Jaqueline Cassol (PP) confirmou a disposição de disputar uma cadeira à Câmara dos Deputados desmentindo boatos dando conta que entraria na peleja ao governo ou ao Senado. Lamentou o impedimento do irmão Ivo na eleição o governo e que seu partido já esta conversando com outras siglas para formar uma grande coalizão.

Turisfobia

O turismo é tão forte em Portugal que já está gerando protestos da população, principalmente nas cidades de Lisboa e do Porto, onde se criou até uma “turisfobia”. O país, que vivia a crise do desemprego e com sua economia ruindo na década passada, agora arrecada milhões de dólares com o turismo e já se dá ao direito de olhar com cara feia para os visitantes.

E no Brasil?

Enquanto Portugal bomba no turismo e já tem Lisboa como uma das cidades mais visitadas do mundo, o Brasil com suas riquezas naturais ainda engatinha no segmento. Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador e Manaus são as cidades com mais visitações, além de São Paulo com o turismo de negócios. Mas não há nem comparação com o que rola lá fora.

As propostas

O senador Acir Gurgacz (PDT), pré-candidato ao governo de Rondônia cumpriu agenda no final de semana em Ji-Paraná e ontem em Rolim de Moura, participando de inaugurações de obras e de eventos políticos com aliados. Ao mesmo tempo, em Porto Velho, sua equipe técnica ultima a elaboração do seu plano de governo, já com suas propostas definidas para apresentar a população.

Via Direta

*** O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) comemora várias frentes de trabalhos na capital, mas a menina dos seus olhos é a macrodrenagem no Três Marias ***O comunicador William do Tempo (PRB) entra na peleja para Assembléia Legislativa depois de promover um baita replantio capilar *** Estava mais careca que o Confúcio *** Os políticos estão tentando eleger suas mulheres, irmãs, filhos – e em alguns casos até amantes nesta temporada *** Querem a família inteira vivendo dos recursos públicos.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas