Porto Velho/RO, 20 Março 2024 17:53:59
Diário da Amazônia

Pai de crianças mortas comenta sobre o acidente

Em depoimento, motorista do caminhão disse que não havia visto as crianças, em Cacoal.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/02/2018 às 07h00min

Pai das crianças (a dir.) disse que quando chegou ao local nada mais poderia fazer (Foto: Magda Oliveira/Diário da Amazônia)

O motorista de 30 anos, que atropelou e matou um casal de irmãos de dois e 14 anos em Cacoal, na manhã de quinta-feira (15), disse em depoimento à Polícia Civil que olhou no retrovisor antes de executar a manobra de marcha ré, mas que não viu ninguém atrás do veículo e somente por isso, prosseguiu com a ré. O homem foi ouvido pelo delegado Bruno Lins, em seguida, liberado. O motorista responderá em liberdade pelo crime de homicídio culposo, aquele que não há intenção de matar.

A tragédia que vitimou os irmãos chocou Rondônia. Durante o velório realizado na Igreja Assembleia de Deus no bairro São Marcos, local onde as crianças moravam, parentes de Cuiabá (MT), Migrantinopólis (RO) e Porto Velho (RO), compareceram para dar apoio à família. Um dia que era para ser de alegria para o pai da menina de dois anos e padrasto do garoto de 14 anos, o pedreiro Levi Barreiro de Jesus, se tornou o mais triste.

“No dia 15 de fevereiro eu comemoro aniversário e olha o que esse motorista negligente me deu de presente. Tirou a vida dos meus dois filhos, eles eram tudo para mim. A menina era filha de sangue e o garoto era como se fosse, pois crio ele desde que tinha oito anos de idade. Acho que nunca mais vou conseguir comemorar meu aniversário”, lamenta o pai.

O homem presenciou os dois filhos caídos ao solo já sem vida. Ele contou que por volta das 9h30 de quarta-feira, estava trabalhando quando foi comunicado que os filhos tinham se acidentado. “Meu cunhado foi até a obra onde estou trabalhando e disse que meus filhos tinham se acidentado, eu fui correndo para o local, mas sem saber o que havia ocorrido de verdade.

Quando cheguei fiquei desesperado, eles estavam caídos, machucados e não tinha mais nada que eu pudesse fazer”, lembrou Levi.

Acidente

Para o pai, o acidente poderia ter sido evitado, caso o motorista tivesse prestado atenção na via e não tivesse realizado a manobra de marcha ré. “Meus filhos não estavam no meio da rua, aquele motorista não devia estar onde estava. Se ele tivesse prestado um pouco mais de atenção, isso teria sido evitado, ele acabou com as nossas vidas, pois não adianta eu falar nada, pois a vida dos meus filhos não voltarão”, disse o pai.

A perícia técnica esteve coletando todas as provas. Segundo o coordenador da Superintendência de Polícia Técnico-científica (Politec), perito criminal Barnabé Pereira, o laudo conclusivo sai em até 15 dias.

Motorista presta depoimento

No boletim de ocorrência o motorista disse a Polícia Militar que já era acostumado a fazer a manobra de marcha ré, todas as vezes que fazia entrega na padaria, onde as crianças haviam ido comprar pão. Garantiu ainda ter olhado pelo retrovisor do caminhão e não ter visto ninguém atrás, com isso deu continuidade a ré até que chegasse na outra rua.

Ainda no boletim o homem disse que não percebeu ter batido em nada e só parou o veículo, após um menino ter dito a ele que haviam duas crianças embaixo do caminhão. Relato repetido pelo motorista ao delegado de plantão. “Nós o ouvimos e, em seguida, foi liberado, já que ele prestou socorro às vítimas e não estava sob efeito de nenhum tipo de droga, não havia fundamento para flagrante. Esse motorista agora responderá em liberdade pelo crime de homicídio culposo, aquele em que não há intenção de matar”, explicou o delegado.

Os corpos dos irmãos foram velados lado a lado, no pátio da Igreja Assembleia de Deus e enterrados por volta das 13 horas no cemitério da Saudade em Cacoal.

Sobre o caso

Uma menina de dois anos e o irmão de 14 anos morreram na última quinta-feira (15), após terem sido atropelados por um caminhão-baú no bairro São Marcos em Cacoal. O motorista do caminhão estava trafegando de ré, quando atingiu as crianças. Ambos morreram no local e o motorista foi levado à Delegacia de Polícia para esclarecimento.



Deixe o seu comentário