BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Pais reclamam da falta de vagas em Ji-Paraná

A Secretaria de Educação já está trabalhando para solucionar o problema.

Publicado: 11/02/2018 às 07h10

Márcia Regina, secretária municipal de Educação, fez os esclarecimentos necessários

A busca por uma vaga escolar a cada ano se torna cada vez mais difícil, em Ji-Paraná. Com o crescimento da cidade, cresce também o número de novos estudantes, principalmente nas series iniciais e do Ensino Fundamental. É o caso da dona de casa, Laudiceia Gomes mãe de três filhos, e todos já no período escolar. Ela e outras mães não conseguiram matricular seus filhos em duas escolas na região onde moram, o bairro Capelasso. A resposta que obtiveram foi que as crianças deverão estudar na área rural, mas precisam do transporte que no momento, também não estaria disponível.

De acordo com Laudiceia Gomes, dos três filhos, dois deles conseguiram vagas, mas um de 11 anos, que já deveria ter iniciado os estudos no 6º Ano, não obteve êxito. Isso porque, nas duas escolas próximas de sua residência, não tem mais vagas. A lista de espera já passa de 20 nomes. Em uma delas, segundo a mãe das crianças, algumas salas de aula estariam com mais de 40 estudantes. Uma das unidades é do Estado e outra de responsabilidade do município.

sugestão
Laudiceia ainda relatouque , no caso do Município, teria sido apresentada uma sugestão de levar as crianças para estudar na zona rural, mais precisamente na escola Irineu Dresch, mas a secretaria estaria ‘esbarrando’ na falta do transporte desses alunos, em decorrências dos atuais ônibus já estarem com a capacidade no limite permitido por Lei. “Ligamos para a empresa e fomos informados que ônibus tem, mas para serem usados, precisa da autorização da prefeitura”, declarou.

Outro lado

O Diário, em contato com a secretária municipal de Educação, Márcia Regina, conseguiu a informação de que a escola Capelasso atende a Educação Infantil e do 1º ao 5º Ano. Ela também informou que tem mantido contato com a Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) que atende do 6º ao 9º Ano, e que, já estariam se organizando para atender à demanda. A reportagem também tentou contato com a coordenadora regional de Ensino, Rosângela Marum, via telefone, mas não obteve êxito. Nenhuma das mensagens foi respondida.

Conselho tutelar

A coordenadora do primeiro Conselho Tutelar, localizado na rua Mato Grosso, próximo a avenida Ji-Paraná, no Primeiro Distrito, Leandra Brito informou na última quinta-feira (8) nos últimos 15 dias mais de 40 pais e/ou responsáveis procuraram o conselho, reivindicando vagas para seus filhos. Dos 40 pedidos, aproximadamente 35% foram resolvidos. A coordenadora ainda citou que as escolas Jandinei Cella (rede municipal), Lauro Benno, 13 de Maio e Antônio Bianco (estaduais) são as mais solicitadas pelos interessados.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário