Porto Velho/RO, 20 Março 2024 03:14:01
VARIEDADES

Panificadores do estado na feira da panificação

No Brasil é comemorado em 8 de julho o Dia do Padeiro

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/07/2017 às 05h10min | Atualizado 21/08/2018 às 15h02min

SEBRAE e Sindipan levarão 53 profissionais para Feira em São Paulo

O pão é um dos alimentos mais antigos da nossa civilização. Estima-se que sua origem tenha ocorrido há 12 mil anos, na mesopotâmia, juntamente como cultivo do trigo. Nesta época os pães eram duros, secos e amargos, com o passar do tempo e os novos meios de cultivo e produção o alimento se difundiu ao redor do mundo. Na França foi onde se obteve as mais significativas melhorias, no Brasil, o pão se popularizou por volta do século 19, sendo hoje um dos principais alimentos da nação.

No Brasil é comemorado em 8 de julho o Dia do Padeiro, o SENAI em conjunto com o SINDIPAN na capacitação que mostra os benefícios do trabalho com farinhas diferenciadas, que em suas turmas já recebeu mais de 20 panificadores interessados em ampliar seus conhecimentos nas demonstrações destes produtos, hoje está realizando um almoço em homenagem a estes profissionais. José Balbino, presidente do Sindipan – Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Rondônia, explica a importância da comemoração:

“Este é o terceiro almoço na minha gestão da comemoração do Dia do Panificador. A comemoração era para ser no dia oito, mas como tivemos um contratempo devido ao local, a data foi trocada para o dia 16. No almoço teremos a ilustre presença de alguns fornecedores, que nos dão apoio com alguns brindes, o almoço ainda é algo muito tímido, pretendemos fazer uma comemoração maior, como um baile no fim do ano, mas é preciso contar com a colaboração de todos para que dê certo, pois esta data é muito especial para todos nós”.

O Sebrae sempre foi um apoiador dos projetos do Sindipan, incentivando o empreendedorismo e autonomia dos profissionais. Para o presidente, esta parceria é de suma valia para que os panificadores estejam sempre se renovando e atentos às novas tecnologias e demandas do mercado, pois o mercado de Porto Velho tem um grande potencial para se equiparar aos outros centros urbanos em quesito de panificação, segundo ele é justamente por esta aliança entre o Sindipan, Sebrae, Senai e Fiero que faz toda a diferença na capacitação dos profissionais e qualidade dos serviços em todo o Estado.

Este ano foi organizada uma missão, que levará no dia 24 de julho 53 panificadores e gestores de panificação para a Feira da indústria de Panificação, Confeitaria e Food Service (Fipan), que acontecerá em São Paulo de 25 a 28 de julho no Expor Center Norte. A feira é uma forma dos padeiros trocarem experiência com outros profissionais, conhecerem as novidades tecnológicas e aprenderem com as oficinas novas formas de produção e gestão de negócios.

“Esta feira é fundamental para os panificadores, pois indo lá, eles vivenciarão uma outra realidade, a visão se expande, eles percebem que é possível trazer para Rondônia estas novidades, lá eles estarão em contato com todas as tendências, os equipamentos que estão no mercado e os que ainda serão lançados, no Fipan têm a demonstração não só teórica, mas prática das diversas produções do pão, eles estarão tendo a oportunidade de conhecer as indústrias que estão oferecendo o equipamento, os técnicos da área a exemplo do Rogério Shimura e Luiz Farias, esta é uma oportunidade única”. Finaliza o Presidente.



Deixe o seu comentário