Porto Velho/RO, 27 Março 2024 20:16:52

Política &

coluna

Publicado: 03/08/2018 às 17h56min

A- A+

Para quem se lançou muito cedo o desgaste traz indagações

FRASE DO DIA: “Eu sei factualmente que o Michel Temer é ladrão e por isso o chamo de ladrão”. – Ciro Gomes 1-Qualificando o..

FRASE DO DIA:

“Eu sei factualmente que o Michel Temer é ladrão e por isso o chamo de ladrão”. – Ciro Gomes

1-Qualificando o debate    

Uma grata surpresa. Depois de muitas escaramuças, rapapés e negativas alguns, bons nomes da verdadeira política começam a surgir e o debate começa a tomar novos ares. Gente que está fora da Lava jato e do noticiário policial se aproxima para salvar a súcia dos defenestrados pelo eleitor. Com o Álvaro Dias, um vice de qualidade: Paulo Rabello de Castro ex-IBGE e ex-BNDES – esteve para ser indicado por seu partido – e com Geraldo Alckmin a senadora Ana Amélia, firme no apoio á Lava jato, à moralidade, crítica do PT e um calo do seu PP que já se inclinava para Bolsonaro.

2-Desencontros

Para quem se lançou muito cedo o desgaste traz indagações: Ciro Gomes rifado por Lula vai cair atirando contra PT e Lula ou continuará o Dom Quixote arataca em luta contra moinhos de vento tentando engolir nacos do PT? E Bolsonaro que saiu do baixo clero e é líder da pesquisa com 20% de intenções e 65% de rejeição e que não consegue aliados com tempo de TV ou mesmo um nome para vice? E a novidade de sempre, Marina Silva? Voou como um carapanã e pousou no PV onde já esteve e lá sugou o vice, Eduardo Jorge. Anda bem complicada esta trinca…      

3-Um pra lá, outro pra cá

O senador Raupp acaba de se livrar de um processo da Lava jato. O caso remonta ao período em que presidia o partido e teria pedido doações de Sergio Machado da Transpetro para a campanha de Chalita em São Paulo. Já no STF a ministra Carmem Lúcia determinou que o senador Ivo Cassol começasse o cumprimento da pena e que o Senado determinasse a perda do seu mandato. Cassol continua, articulando com o instinto político aguçado como se nada estivesse ocorrendo. É do seu bradar como um grito de guerra: “e dê-lhe tiro e dê-lhe grito!” O que dá pra rir dá pra chorar.

4-Aborto na pauta do STF

O tema é controverso, trafega por questões como laicidade, religião, tipificação criminal, educação, saúde pública e outros. Presentes à sessão do STF hoje duas mulheres: Rosa Weber é relatora e Carmem Lúcia presidente a corte. Ausentes as mulheres pobres, sem escolaridade que entregam seus corpos para a prática do aborto por comadres e curiosas. Temos legislação específica, mas a pressão para ampliar os prazos não se sustenta quando existem contraceptivos pela rede SUS e o planejamento familiar por cada um como solução possível, legal e economicamente necessária.

5-Para não dizerem “eu não sabia”

Para não dizer que “Santo Antônio me enganou” o TCE RO convidou os candidatos a governo para em reunião pública apresentarem a situação financeira e orçamentária do estado. Como diz Zé de Nana, “trabalho pesado,faca de ponta e onça pintada, primeiro é ver e depois correr”.

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.