Porto Velho/RO, 29 Março 2024 02:24:22
Diário da Amazônia

‘Parte das Artes’ …arte em toda parte!

“Cinco artistas juntos pela arte, arte em toda parte num projeto artístico cultural.”

Por João Zoghbi Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/09/2017 às 06h30min

O projeto surgiu numa inspiração coletiva canalizada às sensíveis e privilegiadas ‘cabeças pensantes’ de dois artistas, desses de quando se encontram para uma simples conversa sobre a cultura artística em geral, vai além da conversa informal permeia pelo campo da diversidade criativa e técnica na área das artes visuais e, nessas horas que surgem boas ideias, como foi o projeto ‘Parte Das Artes …arte em toda parte!’

“Com imensa satisfação que recebemos na Galeria de Artes do Porto Velho Shopping, amigos e apreciadores das artes visuais com o qual tivemos o privilégio de compartilhar um pouco do que criamos na intimidade de nossos ateliês. A ‘Exposição de Lançamento’ de um novo projeto artístico cultural denominado “Parte Das Artes”, que tem como proposta a ousadia de colocar arte em toda parte, com uma postura reflexiva sobre o fazer artístico e com um olhar perspicaz sobre a matéria-prima, técnica e temática comprometidas com a sustentabilidade”.

João Zoghbi

No momento de crise ambiental que passa nosso planeta, nós artistas, não somente reutilizamos e reciclamos a matéria-prima, mas também propomos uma reflexão sobre o fazer artístico”. Com esse discurso, relatado pela cerimonialista Emille Sousa, João Zoghbi e Geraldo Cruz abriram a ‘Exposição de Lançamento’ do projeto ‘Parte Das Artes …arte em toda parte’! Um projeto que visa também o reconhecimento artístico e criativo de outros artistas que fazem de sua arte um exemplo de dedicação e amor pelo viver no mundo da arte e ter a intenção de deixar um legado ambicioso e próspero para novas gerações. Cinco artistas juntos pela arte, arte em toda parte num projeto artístico cultural: “Atendendo o critério somente através de ‘convite pessoal’ fomos honrados por aceitarem e somar nessa primeira edição os artistas visuais: Rita Queiroz, Franciney Vasconcelos e Timides”, comenta o artista João Zoghbi.

João Zoghbi, nascido em Porto Velho, um dos mentores e produtor do projeto ‘Parte Das Artes …arte em toda parte!’ Recentemente lançado juntamente com a exposição inédita, de artes visuais na Galeria de Arte do Porto Velho Shopping.

Autodidata, um dos expoentes das artes plásticas de Rondônia, premiado nos concursos regionais: Listel – Capa da Lista Telefônica de Rondônia, Pinturas, da Aeronáutica, 5 º BEC, 17ª Brigada de Infantaria de Selva e dos 100 anos de Porto Velho, Esculturas, ‘Cassaco’ em frente a Casa da Cultura Ivan Marrocos, Casal da fonte em frente a boate ‘Yes Bananas’ (destruída por vândalos), São Francisco de Assis no barco capela de N.S. Aparecida e a escultura ‘Escrava’ no palácio de Herodes em Jerusalém da Amazônia é também autor da maior ‘Santa Ceia de Rondônia’ de concreto em alto e baixo relevo no barracão de recepção do referido projeto e consagrado como autor do projeto arquitetônico e artístico da Cidade Cenográfica Jerusalém da Amazônia e, participação em tantos outros projetos de tamanha relevância como o Flor do Maracujá e Salão Rondoniense de Artes Plásticas, Sart.

O artista comenta, a experiência de lançamento de uma coleção inédita e de variados artistas e técnicas diferentes é preocupação dobrada e, muita responsabilidade para com o público e com o espaço concedido ‘Galeria do Porto Velho Shopping’ sob o comando de Karla Cabral: ‘Foi uma experiência de grande valor, pois estávamos mostrando obras que traziam os traços de grandes talentos consagrados”.

Franciney

Nasceu em Santarém, no Pará, terra onde brota e exporta de seu celeiro grandes mestres. Há quase trinta anos em Rondônia, cria e pinta paisagens retratando a fauna e a flora com imensa riqueza de detalhes de quem busca recordar suas vivências de infância simples e tranquila da vida ribeirinha.

“Para mim foi ótimo, tudo se constrói no esforço, isso não faltou na equipe, parabéns para ‘Parte das Artes! isso é só o começo”, comentou o artista sobre a exposição no Shopping.

Geraldo Cruz

Geraldo Cruz, autodidata, nasceu no Seringal Juma, baixo rio Madeira próximo a Humaitá no estado do Amazonas, também um dos criadores do projeto ‘Parte Das Artes … arte em toda parte!’ Escultor e pintor de diversas coleções importantes como o ‘Grito dos Cantadores’, ‘Olhos da Mata’ e autor de uma das escultura em frente a Casa da Cultura Ivan Marrocos, ‘O Seringueiro’ em concreto aparente.

Premiado nos concursos da Listel, Fórum Rui Barbosa, 17ª Brigada de Infantaria de Selva, uma escultura monumental em Campo Novo (RO) e tantos outros na área de projetos culturais teatro e música.

“Isso é só o começo ou recomeço. Parte das Artes …arte em toda parte é o que eu chamo de visão ampla. Assim continuamos com o olhar fixo no universo e os pés palmilhando passo a passo no chão da Amazônia. Artistas visionários sim! Perseverantes na caminhada em prol da arte. Isso é só uma ‘Parte das Artes. Arte em toda Parte já! Exaltou o artista, Geraldo Cruz.

Rita Queiroz

Rita Queiroz, consagrada na campanha de lançamento do aparelho de televisão Panasonic no mundo inteiro com as imagens de sua obra prima, ‘Lendas da Amazônia’. Nascida às margens do rio Madeira no Seringal Santa Catarina, orgulhosa de ser nativa, autodidata e ter conquistado o mundo das artes visuais em quase todo Brasil e alguns países da Europa e Ásia. Guerreira na busca de melhores dias para as artes, e ver o sucesso de todos os companheiros de luta pela igualdade e reconhecimento dos melhores talentos que permeiam em seu universo artístico. Autora da escultura ‘Lavadeira’ em concreto aparente e criou a Galeria Afonso Ligório, seu regimento e Edital da Casa da Cultura Ivan Marrocos. Depois de tantas lutas, idas e vindas atualmente mora em Anápolis (GO), onde pretende descansar.

Antes doou parte de seu acervo para o Mero, Museu da Memória Rondoniense, a coleção ‘Escamação Celular’ e ‘Andando pelas Picadas’. Lançou “Lendas da Amazônia” no suporte midiático da Panasonic, sua arte a princípio como robe, depois enveredou na pintura retratando sua cultura beradeira, aflorando daí uma grande artista defensora da cultura regional e não cansa de falar: “Tenho um site que se chama ritaqueiroz.com.br “A VOZ DO MADEIRA”.

Timides

Denominado pelos íntimos de Rei da Raiz, por seus inúmeros trabalhos diversificados, utilizando como matéria-prima principal a madeira/raiz:

“Quando recebi o convite do meu amigo João Zoghbi para participar da exposição que aconteceria no Porto Velho Shopping, fiquei muito lisonjeado, aceitei o desafio mesmo sabendo que enfrentaríamos dificuldades na execução, pois no que diz respeito a investimento à Cultura e Arte, muitas vezes nos sentimos órfãos, mas enfim embarquei no projeto ‘Parte das Artes’, com as peças de minha autoria e criação com muito empenho, me trazendo boas lembranças do tempo em que fomos parceiros em um empreendimento, o ‘Porto do Velho Artesanal’, na década de 1980.

A exposição no Shopping foi uma experiência única, teve suas dificuldades mas, foi positiva em muitos aspectos de divulgação dos trabalhos expostos e na concretização da venda de algumas obras.

Parabenizo aqui todos os colegas, que como eu aceitaram o convite para participar deste projeto em especial o Zoghbi, mentor e grande incentivador da arte por toda parte. Já está registrado que temos potencial e talento para realizar o melhor em artes plásticas, arte na raiz, papel, esculturas em metal, fibra, tubo, etc…

A todos nós artistas e eternos sonhadores, que não nos falte inspiração e coragem para continuar criando obras e divulgando o que fazemos de melhor: Arte”, concluiu Timides.



Deixe o seu comentário