Porto Velho/RO, 22 Março 2024 10:43:13
RONDÔNIA

Passeios de minitrem para crianças na EFMM

É aberto às crianças e adultos. É cobrado R$ 2 pela diversão. O percurso é de apenas 150 metros – são duas voltas.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 18/05/2017 às 05h10min

O Kalamazu faz a alegria da garotada durante o passeio

Andar em um minitrem de nome um tanto estranho – Kalamazu, e ainda conhecer um pouco da história de Rondônia. Esse passeio alternativo está sendo oferecido aos sábados, domingos e feriados na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, das 8h às 18h, pela Associação dos Amigos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Assofermadmore). É aberto às crianças e adultos.
É cobrado R$ 2 pela diversão. O percurso é de apenas 150 metros – são duas voltas. A capacidade é de 10 a 12 pessoas. Crianças só podem entrar acompanhadas de um adulto.

Na época em que a Madeira-Mamoré funcionava existiam quatro Kalamazu – três delas desapareceram com o tempo. A que está funcionando foi recuperada recentemente – ela estava dentro do armazém tomada pelo lixo, segundo afirmou o presidente de Associação dos Amigos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, José Bispo de Morais, que começou a trabalhar na construção da ferrovia quando tinha apenas 17 anos.

A Kalamazu que está na ativa era usada pelo chefe da inspeção, na época, para vistoriar as turmas da conservação da estrada de ferro, que ficavam em postos instalados de 20 em 20 quilômetros até Guajará-Mirim.



Deixe o seu comentário