Porto Velho/RO, 19 Março 2024 04:35:23

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 19/04/2017 às 06h15min

A- A+

Pastor com tornozeleira

Num possível campeonato nacional de políticos caras de pau, Rondônia não faria feio perante Lula, Sérgio Cabral, Aécio Neves e outros..

Num possível campeonato nacional de políticos caras de pau, Rondônia não faria feio perante Lula, Sérgio Cabral, Aécio Neves e outros pilantras menos votados. Um dos nossos campeões seria o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo – também envolvido na Operação Lava Jato – transformado atualmente num choroso pastor evangélico.

É lá nas bandas do rio das Garças, nas proximidades da sua vistosa fazenda, que Valter Araújo faz suas pregações numa pequena igreja. Com tornozeleira eletrônica, desde que foi solto depois de uma Operação da Polícia Federal que desvendou golpe de milhões praticado em conluio com setores do governo de Rondônia, ele fala da palavra de Deus e sempre que indagado sobre seus malfeitos chora copiosamente.

Em político regenerado é muito difícil de acreditar, mas os fiéis do rio das Garças admitem esta possibilidade. Lembro de outro caso, lá no Paraná, do cara que saiu da cadeia carregando nas costas pela cidade uma imagem de madeira de Jesus Cristo, se elegendo depois prefeito e deputado! Coisas da política…

As nominatas

O PDT começa a trabalhar a formação de nominatas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados para as eleições do ano que vem. Para a ALE, o partido que tem três deputados estaduais à reeleição, já tem alguns nomes cogitados para a peleja da Câmara Federal, como Hermínio Coelho (Porto Velho), Lorival Amorim (Ariquemes) e Silvia Cristina (Ji-Paraná).

Audiência pública

Está confirmada para o próximo dia 28, no plenário da Câmara Municipal de Porto Velho, a audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado para debater os gargalos logísticos da Amazônia. O evento tem como destaques a recuperação emergencial da BR-364, a reabertura da rodovia 319 e a construção do anel viário da capital. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) deve comandar o ato com o senador Eduardo Braga (AM).

A repercussão

Repercute em todo o Brasil o pagamento de R$ 80 milhões de propinas aos senadores do alto clero Edison Lobão (MA), Aécio Neves (MG), do baixo clero Valdir Raupp e Ivo Cassol (RO) e tantos outros parlamentares, nos idos da construção das usinas de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira. Foi uma festa de rapinagem para os políticos, e Porto Velho ficou na mão, sem água e esgoto, sem lenço e documento…

Apostando no verão

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), aposta no verão para recuperar a popularidade perdida no inverno amazônico, quando os prefeitos são mais cobrados pela população em vista dos alagamentos provocados pelas chuvas e pela falta de drenagem. Chaves pretende equacionar grandes obras nos próximos anos como a do esgotamento sanitário e do novo terminal rodoviário que já tem local definido.

As escaramuças

Já são consideradas inevitáveis as escaramuças entre os vereadores emergentes de Porto Velho com os deputados estaduais eleitos pela capital. Trata-se de uma disputa acirrada por espaço político que nas últimas décadas os vereadores têm levado vantagem. Tanto é verdade que Léo Moraes, Hermínio, Ribamar Araújo e tantos outros foram vereadores que desalojaram deputados dos cargos na capital

Via Direta

*** Se Rondônia se livrou das cheias em 2017, o mesmo não se pode dizer do vizinho Amazonas *** Lá vários municípios continuam em estado de emergência *** E a prometida dragagem do rio Madeira? Será que desta vez sai mesmo, as dúvidas só têm aumentado *** Como num passe de mágica, a “pousada das amantes” dos políticos foi desocupada no domingo *** Cinco apartamentos do prédio ficaram repentinamente vazios…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas