BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Percevejo causa estrago na lavoura

A ação do percevejo pode representar perdas de até 25% na produtividade da oleaginosa.

Publicado: 05/11/2017 às 06h10

Quando se fala em praga na soja, o percevejo é considerado uma das que mais causam prejuízos à cultura, tendo em vista que o seu dano é direto, afetando o vigor das sementes e a qualidade dos grãos e alterando o balanço de proteínas e óleos. A ação do percevejo pode representar perdas de até 25% na produtividade da oleaginosa.

Os percevejos podem se alimentar de várias partes da planta, mas o alimento preferencial são as vagens e as sementes. Assim, além da dificuldade na formação dos grãos, as plantas afetadas pelos percevejos podem apresentar aborto de vagens, diminuição no peso dos grãos que também podem desenvolver distúrbios fisiológicos que retardam a maturação da vagem. Atualmente o percevejo está presente em 100% das lavouras de soja do País, por isso seu monitoramento deve ser constante, não somente no momento que ele causa dano, conforme orienta o engenheiro agrônomo Rafael Mezzomo. Segundo ele, as infestações do percevejo também demostram importância econômica nas lavouras de milho.

De acordo com o engenheiro agrônomo, o controle efetivo no cereal depende do manejo adequado da praga nas plantações de soja, especialmente aos agricultores que cultivam o milho safrinha. “Os produtores precisam estar atentos ao uso correto do pano de batida e realizar amostragens periódicas de diferentes pontos da lavoura, preferencialmente antes do início da semeadura. Acima de dois percevejos por pano de batida já acedem o sinal de alerta”, diz. Rafael Mezzomo observa que o produtor também precisa estar atento para a utilização de tecnologias e equipamentos focados no combate ao percevejo. “Em muitos casos, os produtos usados no vegetativo para lagartas e outras pragas não controlam o inseto”, acrescenta.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário