Porto Velho/RO, 20 Março 2024 16:36:15
PLANTÃO DE POLÍCIA

PF deflagra operação para combater tráfico de drogas em RO

Em Guajará estão em execução 22 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão.

Por Redação e Assessoria
A- A+

Publicado: 15/03/2018 às 08h39min

Para combater o tráfico de drogas em Rondônia a Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 15, a Operação Superbia, mandatos de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Porto Velho, Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste. Em Guajará estão em execução 22 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão.

De acordo com nota divulgada pela assessoria da Polícia Federal em Rondônia, durante as investigações relacionadas à Operação Superbia, foram identificados três grupos criminosos especializados no tráfico “doméstico” de drogas com base na região de Guajará-Mirim e ramificações no estado de Rondônia e em outras regiões do país.

Os líderes e articuladores dos grupos criminosos negociavam a cocaína com compradores do interior de Rondônia e em seguida, recrutavam transportadores e colaboradores para operacionalizar o envio da substância ilícita para os destinos finais.

Durante as investigações, foi apurado que os criminosos utilizavam dois modos de operação para o transporte de entorpecentes, um deles escondidos em compartimentos de veículos adulterados, outro em fundos falsos de malas de viagem.

Os integrantes dos grupos criminosos movimentaram quantias significativas em contas bancárias pessoais e de “laranjas”, para ocultar e dissimular a origem e destino dos valores obtidos com o tráfico de drogas. Além disso, adquiriam veículos de luxo e ostentavam o patrimônio ilícito na cidade.

Essa ostentação dos líderes dos grupos em Guajará-Mirim da nome a Operação Superbia, que no latim significa soberba, característica predominante nos investigados.

Os presos, após serem ouvidos nas Delegacias da Polícia Federal em Rondônia, serão encaminhados para presídios estaduais e responderão, perante a Justiça Estadual, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.



Deixe o seu comentário