Porto Velho/RO, 23 Março 2024 10:09:48
Diário da Amazônia

PGR defende prorrogação de inquérito que investiga Temer

O inquérito foi aberto no ano passado a partir de depoimentos em delação premiada de executivos do grupo J&F.

Por Diário do Poder
A- A+

Publicado: 05/05/2018 às 11h15min

Em dois ofícios enviados na quinta-feira (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República , Raquel Dodge, se manifestou a favor do pedido do delegado Cleyber Malta Lopes, da Polícia Federal, de nova prorrogação por 60 dias do chamado inquérito dos portos e contra o pedido de arquivamento da investigação feito pela defesa do presidente Michel Temer.
O inquérito foi aberto no ano passado a partir de depoimentos em delação premiada de executivos do grupo J&F e apura se o presidente Michel Temer recebeu propina em troca da edição de um decreto para supostamente favorecer empresas portuárias. O presidente nega que o objetivo da medida tenha sido favorecer empresas. Agora, após as manifestações da PGR, a decisão definitiva caberá ao ministro Luís Roberto Barroso, relator do inquérito no Supremo. Na semana passada, a Polícia Federal fez o pedido de prorrogação – o segundo nesse inquérito. No último dia 27 de fevereiro, o ministro Barroso já havia concedido uma prorrogação. O pedido da Polícia Federal foi motivado principalmente pela necessidade de análise da quebra de sigilo do presidente, autorizada por Barroso. E também para analisar o material colhido na Operação Skala, que prendeu amigos de Temer e empresários do setor do portos.
No parecer em que concorda com a prorrogação do prazo no inquérito, que tem duas páginas, a procuradora-geral Raquel Dodge afirmou que o prazo maior é necessário porque há coleta de provas pendente e análise do material da Operação Skala, na qual amigos do presidente chegaram a ser presos. No caso do pedido de arquivamento, a procuradora-geral da República disse que ainda são necessárias investigações e diligências.


Deixe o seu comentário