Porto Velho/RO, 26 Março 2024 04:01:47
Diário da Amazônia

Piscicultura em Vila Nova Teotônio

O projeto de criação de tambaquis está sendo implantado pela Santo Antônio Energia.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 22/10/2017 às 06h35min

Tanques escavados viabilizam a implantação do projeto de piscicultura para a criação de tambaquis em Nova Teotônio

A Vila Nova Teotônio, localizada a 40 quilômetros da capital, é um dos destinos de porto-velhenses e turistas que procuram uma bela paisagem para desfrutar de momentos de lazer ou de descanso. Mas, além do turismo, outra atividade começa a se destacar: a piscicultura, que tem tudo para se tornar mais uma importante fonte de renda para os moradores da comunidade.

Uma área de 13 hectares, o equivalente a 13 campos de futebol, foi preparada na vila com a construção de 19 tanques escavados, também chamados de viveiros, para receber o projeto de piscicultura comercial do tambaqui, que está sendo implantado pela Santo Antônio Energia. Os primeiros 15,3 mil alevinos de tambaqui, com dois meses de vida e cerca de três centímetros de comprimento, comprados pela concessionária de um produtor licenciado de Rondônia, foram colocados nos viveiros na última sexta-feira. Outros 15,3 mil alevinos chegarão ao projeto entre dezembro deste ano e janeiro de 2018.

Os alevinos estão sendo alimentados com ração e passarão por um processo de engorda para que daqui a oito meses, quando atingirem dois quilos, possam ser destinados para a comercialização nos frigoríficos do Estado. “Estamos executando esta primeira safra do projeto de piscicultura para averiguarmos sua viabilidade econômica. Depois disso, no próximo ano, a intenção é de que a própria comunidade da Vila Nova de Teotônio dê continuidade ao projeto”, explica o analista socioambiental da Santo Antônio Energia, Fábio Nogueira. “Estamos trabalhando com afinco para que a produção de tambaqui ocorra em excelentes condições sanitárias e com ótimos resultados econômicos”, acrescenta.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Piscicultura, Rondônia é o segundo maior produtor de peixes de água doce do Brasil com mais de 74 toneladas registradas em 2016, ficando atrás apenas do Paraná. O projeto de piscicultura da Vila Nova de Teotônio poderá contribuir com a produção de peixes do Estado já que possui capacidade para a criação anual de 100 toneladas de tambaquis, peixe comum da bacia Amazônica e o segundo maior peixe de escamas do Brasil, só perdendo para o pirarucu.



Deixe o seu comentário