Porto Velho/RO, 27 Março 2024 13:07:35

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 09/04/2017 às 06h05min

A- A+

Plano de segurança

Visando aplicar um duro golpe nas ações do narcotráfico nas fronteiras, o Brasil lançou o Plano Nacional de Segurança, agindo de forma..

Visando aplicar um duro golpe nas ações do narcotráfico nas fronteiras, o Brasil lançou o Plano Nacional de Segurança, agindo de forma integrada com os governos estaduais. Aviões da FAB, na vigilância aérea, a Polícia Federal com as polícias Civil e Militar trabalhando nas divisas terrestres intensificaram as ações nas últimas semanas.

Um dos trunfos do novo Plano de Segurança é a Rede LAB- Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro para o Rastreamento de Financiamentos do Crime Transacional. Com ele as esferas de segurança pretendem identificar os chefões dos cartéis que nas últimas décadas ganharam verdadeiras fortunas no País.

A conclusão do governo brasileiro e dos Estados da Amazônia aonde é maior o índice de detentos ligados ao tráfico de drogas é que não será possível conter a alarmante criminalidade sem asfixiar o tráfico de drogas e este trabalho começa pelas fronteiras e uma das divisas mais expostas é a de Rondônia com a Bolívia, numa extensão de mais de 1,2 mil quilômetros de distância, considerada uma grande porta de entrada de cocaína e armas pesadas.

Base aliada

Ao empossar Juscelino Amaral (PR) na Emdur, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) reforçou a base aliada tucana para as eleições do ano que vem. É possível que o deputado federal Luis Claudio, presidente estadual do PR, depois deste entendimento, some a partir de agora esforços no apoio a candidatura ao Senado de Expedito Junior, o grande cacique  do tucanato.

Plano B do PMDB

O PMDB já tem um plano B, caso o presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (Ministro Andreazza) desista de uma vez do seu projeto de disputar o governo do Estado no ano que vem. Trata-se do deputado federal Lucio Mosquini (aquele do escândalo do espaço alternativo que tem base em Ouro Preto). Encheram o cara de gravetos e Mosquini já se acha o cara!

Água e esgoto

O pano de fundo da “perda” dos R$ 700 milhões de recursos para os sistemas de água e esgoto em Rondônia, além da fogueira de vaidades que existe na política, é a administração da dinheirama toda destinada às obras de infraestrutura. Tanto a prefeitura de Porto Velho, como a Caerd disputam a primazia das verbas e se o governo do Estado ficar com o seu projeto enrascado, o prefeito tucano quer trabalhar com as PPPs.

A eterna divisão

É a eterna divisão política em Rondônia, cada um puxando a brasa para sua sardinha. A Caerd desmentiu o prefeito Hildon Chaves a respeito da perda dos recursos e afirma que a obra de água prossegue, faltando ajustes para as verbas do esgotamento sanitário. Porque ao invés de brigarem, a prefeitura e o governo não sem unem? Quem paga o pato com estas pendengas é Porto Velho.

Seguro defeso

Na Câmara dos Deputados, os parlamentares decidiram criar um Grupo de Trabalho destinado a negociar com o Governo Federal a revisão do decreto presidencial que alterou as regras de concessão do seguro-desemprego dos pescadores artesanais durante o período de defeso (a época da reprodução das espécies de peixes). O organismo atende reivindicações de várias associações e federações dos pescadores.

Via Direta

*** O PT renova neste final de semana os comandos dos diretórios estadual e municipal de Porto Velho *** O assassinato do prefeito de Candeias do Jamari Chico Pernambuco ainda esta envolto em mistério *** A Polícia ainda investiga múltiplas alternativas para a execução em mais um crime de pistolagem em Rondônia *** Aos poucos o mercado da carne, com a retomada das exportações vai se acalmando no Estado.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas