Porto Velho/RO, 20 Março 2024 07:36:31
RONDÔNIA

Plantão para renovação do Cartão SIM

Em média, diariamente 1,2 mil estudantes renovam o cartão para o transporte.

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/02/2018 às 07h15min

Um plantão especial montado nas dependências da sede da Emater atende os estudantes na renovação do cartão (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Diariamente cerca de 1,2 mil estudantes de Porto Velho enfrentam filas para obter a 1ª via ou revalidar o Cartão do Consórcio Sistema Integrado Municipal (SIM), que funciona como sistema de bilhetagem atendendo os usuários de transporte público coletivo. Um deles é David Nunes, que cursa o 2° ano do Ensino Médio. “Eu acordei às 5h30 e às 6h eu já estava na fila. Agora são 10h e eu estou com o cartão nas mãos. Sinceramente, eu já vim preparado para esperar e até achei que ia demorar mais”, comentou David.

Já Israel dos Santos não estava tão satisfeito quanto David. Segundo ele, o processo é muito lento e burocrático. “Já é a segunda vez que estou tentando fazer o Cartão e como sou menor meu tio tem que me acompanhar e daí modifica a rotina dele também. Minhas aulas já começaram e eu tô tendo que pagar a passagem completa”, disse Israel. De acordo com ele, a primeira tentativa para revalidar o Cartão não funcionou porque não sabia da mudança no local de atendimento.

Desde a última quinta-feira, dia 15, o atendimento é prestado na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), localizada na avenida Farquar, bairro Pedrinhas. Antes era realizado no prédio do Tudo Aqui, na avenida Sete de Setembro. Essa mudança ocorreu levando em conta que a quantidade do público estudantil é acima da demanda estrutural do prédio do Tudo Aqui. Segundo a assessoria do Consórcio SIM, a previsão de atendimento na Emater é até o dia 28 deste mês, mas o prazo deve ser estendido devido à grande procura dos estudantes. Ainda de acordo com a assessoria, o espaço cedido ao Consórcio SIM não está comprometendo em nada no atendimento da Emater.

Estudantes são orientados quanto a documentação

A emissão da 1ª via do cartão SIM Estudantil é gratuita, mas aqueles que farão o recadastramento terão que arcar com a taxa de R$ 7,60. Os alunos maiores de 18 anos precisam levar carteira estudantil, comprovante de matrícula ou declaração escolar e o comprovante de residência. Já aos menores de idade também é obrigatória a presença do responsável para assinar a autorização de uso de imagem, que permite o uso da foto do estudante no Cartão.

 



Deixe o seu comentário