Porto Velho/RO, 23 Março 2024 03:20:39
Diário da Amazônia

Plantão para teste rápido na sexta-feira

O objetivo é divulgar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 07/02/2018 às 06h45min

O exame é rápido, fica pronto em 20 minutos e é grátis

Por conta do período de carnaval o Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE/IST), promoverá um mutirão para realização do Teste Rápido na próxima sexta-feira (9), das 7h às 17h, na sede do SAE em Ji-Paraná. O objetivo é divulgar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis como HIV, Hepatites Virais e Sífilis.

A prefeitura de Ji-Paraná, por meio do SAE, oferece o Teste Rápido em todas as unidades básicas de saúde, mas na próxima sexta-feira o horário será ampliado na Sede do Serviço de Assistência para que a população faça o exame. Ele fica pronto em 20 minutos e é gratuito.

Para a assistente social e diretora do SAE, Poliana Borchardt, caso o paciente tenha uma das doenças, será encaminhado imediatamente ao tratamento oferecido pelo município. São 14 profissionais como psicóloga, assistente social, técnica de enfermagem, enfermeiro e três médicos à disposição, além de exames e medicamentos necessários.

“Esse passo de descobrir se a pessoa tem ou não uma infecção sexualmente transmissível é fundamental. Caso tenha o HIV, por exemplo, fazer as consultas, exames e iniciar o uso da medicação evitarão que a doença evolua para Aids. Sem tratamento o vírus irá proliferar e causar o surgimento de doenças oportunistas que até podem levar à morte. Por isso estamos divulgando o teste rápido para que o diagnóstico seja feito o quanto antes”, explicou Poliana Borchardt.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, a prefeitura de Ji-Paraná oferece tratamento gratuito, por meio do SAE. (AI)



Deixe o seu comentário