Porto Velho/RO, 25 Março 2024 05:48:28
Diário da Amazônia

Plantio de café clonal em áreas com declives

Técnicos da Emater orientam produtor sobre a estratégia mais adequada para o plantio.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/11/2017 às 05h50min | Atualizado 13/11/2017 às 16h59min

O produtor André recebe orientações de extensionistas da Emater para o plantio do café

A cultura de café clonal vem se expandindo a cada ano em Nova Brasilândia e o solo é fator limitante para a produção agropecuária, cuja conservação é de grande importância para a sustentabilidade de qualquer atividade agropecuária. Muitos produtores rurais que estão prestes a iniciar seus plantios procuram a Emater-RO para obter informação sobre o manejo correto da cultura. Um exemplo é o casal de agricultores André e Rosangela, que possui uma área com declividade próxima a 45° e querem implantar uma lavoura de café.

O extensionista Fernando Matos visitou a propriedade para avaliar a viabilidade do terreno para implantação da lavoura e prestar assistência técnica. “O produtor ficou mais confiante e decidiu ampliar a área de café clonal”, explica Fernando Matos. Segundo ele, para obter boa produtividade e sucesso na atividade faz-se necessário seguir as técnicas corretas, sendo primordial a análise de solo para adubação e calagem.

O extensionista disse que os trabalhos de curva de nível para o plantio da lavoura evita perdas de solo e erosão, garantindo melhor aproveitamento da água e manejo da cultura nas diferentes fases desde a implantação, formação e produção. As atividades realizadas na propriedade tiveram por objetivo difundir técnicas de manejo e conservação do solo para cultura. Com base nas informações obtidas, o produtor André e sua esposa vão implantar 1,6 ha no espaçamento de 3x1m e esperam uma lavoura com alta produtividade. Mas, o extensionista Reginaldo Gama Pedroso, também da Emater-RO, alerta que é importante que o produtor adquira mudas de qualidade, de viveiros credenciados, e que se mantenha atento às condições fitossanitárias, observando que em terrenos onde existe grande declividade o plantio deve ser realizado em curva de nível.



Deixe o seu comentário