Porto Velho/RO, 28 Março 2024 00:50:24

Política &

coluna

Publicado: 27/05/2018 às 12h06min

A- A+

POLÍTICA e MURUPI

FRASE DO DIA: “Em 2016 os caminhoneiros ajudaram a sepultar Dilma, Agora estão enterrando o Temer”. – Professor Francisco..

FRASE DO DIA:

“Em 2016 os caminhoneiros ajudaram a sepultar Dilma, Agora estão enterrando o Temer”. – Professor Francisco Matias.

1-Por que Petrobrás?                                         

O Brasil tem uma incrível estrutura para distribuir combustíveis. Espalhados pelo país, postos particulares oferecem combustíveis e serviços. Para abastecer a rede, o governo criou a Petrobras, que faz tudo: prospecta, compra, refina, armazena, mistura, precifica e vende. Mesmo assim ou até por isso a estatal faliu pela ação deletéria do maior sócio, o governo. Acostumada a tapar rombos da economia a Petrobrás que se recupera piscou, reduziu preços de moto próprio e o mercado reagiu. Prejuízo no caixa e na bolsa. As ações despencaram.   

2-Previsibilidade? O que é isso?

A greve se dá quando patrôes e empregados chegam ao impasse numa negociação. Foi isso aí que houve. A classe reivindicava, o governo se fazia de gato morto e a série inédita de aumentos acionou a greve. Fazer greve é difícil. É preciso discutir e organizar pauta, noticiar, buscar apoios, organizar bloqueios, prestar apoio logístico e jurídico a grevistas e paralisar. O resto vem por gravidade. Os caminhões estavam parados e o governo olhando para o próprio umbigo, pego no contrapé, demorou a reagir e reagiu errado. Pagou o resgate e está refém.  

3-Pânico e soluções                                                                             

O Brasil vivenciou o pânico. Os caminhões parados e o governo perdido geraram as filas nos postos nos supermercados. Depois o “bate-cabeça” das “otoridades” errando em pitacos e até planilhas, com soluções simplistas, erráticas, improvisadas e criando mais descrença no outro lado. Depois dos aloprados, o próprio Temer surgiu para explicar o inexplicável e “endureceu” com o Decreto de Garantia da Lei e Ordem, até por não saber como ou com quem negociar. Afinou depois o discurso com os caminhoneiros, atacou os empresários, descobriu que não há partido por trás da greve, recebeu o aval do STF e o movimento tende a se esvair.  

4-Saída (des)honrosa

O governo apenas saiu das cordas. Sem conhecer valor e a origem do recurso para o acordo, nem como e quando será o fim, sabe que o “bagúio” está vivo e raivoso. Sem comando Temer delega sem cobrar enquanto olha para aquilo que é mais relevante: a persecução da justiça e o “day after” presidencial. A multa monumental imposta pelo STF e o aval para o uso das Forças Armadas esvaziaram o movimento. Hoje os governadores voaram para Brasília para discutir o ICMS. O governo vai insistir na história do lock-out para ferrar as empresas e deslegitimar o movimento que é de caminhoneiros apesar de ter empresas no meio. Errar é humano e insistir no erro é burrice. O jeito é achar algo ou alguém a quem culpar pelo erro.  

5- Sem caminhão o Brasil para! (frase de parachoque)

O Brasil parou!

[email protected]

FRASE DO DIA:

“Não descuidamos dos programas sociais, mantenho o Bolsa Família, mas este não pode ser um programa eterno.” – Temer.

1-Marina, Marina você se pintou?

Assim falou Marina Silva: “Todo cidadão ficha limpa deve ter o direito de disputar uma eleição sem depender de filiação partidária. A maioria dos partidos deixou de fazer política para fazer negócios espúrios. Defendo a renovação política por meio de candidaturas independentes desde 1996.” A “cumádi” não quer mais partidos mas continua no comando da Rede que é muito meia boca, mas tem o fundo partidário. $erá i$$o Marina? E sem partido não há o risco de dar o Tiririca na cabeça?

2-Passando o chapéu

Ainda que não creiam no milagre os governadores estarão em Brasília com suas listas de desejos e se o governo der sopa, com uma caixa repleta de sugestões para a segurança. O que mais querem o governo menos tem: bufunfa. Há tempo não pinga nada. O governo não sabe quanto a intervenção do Rio vai custar e não tem ideia do que fazer com os outros estados.  custará ao Tesouro Nacional. Mas os governadores esperam que, na reunião marcada para esta quinta-feira, em Brasília, Temer demonstre seu amor sua generosidade para os outros Estados da federação.

3-Bafão togado, a revolta

O ministro Barroso rodou o pau de bater em doido e deu no pé da orelha do Gilmar Mendes: “Jamais antecipei julgamento. Nem falo sobre política. Eu vivo para o bem e para aprimorar as instituições. Sou um juiz independente, que quer ajudar a construir um país melhor e maior. Acho que o Direito deve ser igual para ricos e para pobres, e não é feito para proteger amigos e perseguir inimigos. Não frequento palácios, não troco mensagens amistosas com réus e não vivo para ofender as pessoas.” Lembrei-me do ministro Joaquim Barbosa no mensalão: “V. Excia. quando se dirige a mim não está falando com seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. O senhor me respeite!”

 

4-Uber: falta pouco para ser oficial

 

A Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação do transporte por aplicativos tipo Uber e só falta agora a sanção presidencial para virar lei. Os deputados derrubaram a decisão do Senado, que havia vedado o direito de regulamentação por municípios e Distrito Federal e mantiveram a alteração feita pelo Senado que desobriga o motorista de autorização específica do poder público para operar. Outra alteração é a desobrigação da placa vermelha. E mais, os motoristas devem ter certidão negativa de antecedentes criminais, ser contribuinte individual no INSS, portador de carta categoria B ou superior e que tenha informação de que ele exerce atividade remunerada. Tradução: se aprovada a lei caberá aos municípios a regulamentação e fiscalização dos serviços.  

  

5-A “carta branca” de Jungman

Correndo contra o tempo e criando estruturas que nunca existiram, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, está como se diz, trocando o pneu com o carro em movimento. Ontem, deu início às primeiras reuniões com a equipe e enumerou as ações iniciais para combater o crime organizado no país. Como primeiras medidas estão o aumento do quadro de pessoal da PF e PRF, reforço na fiscalização nas rodovias e fronteiras, policiamento nas ruas, combate à corrupção, além da criação e concessão de presídios em parceria privada. R$2,7 bilhões é o orçamento do ministro e que segundo o planejamento não será contingenciado. Se a carta não amarelar…

 

6-Uma ideia jerical

Collor quer ser presidente do Brasil e fazer as mudanças que o país precisa. “A diferença é que sei como fazer. As pessoas querem um candidato que nunca administrou nada ou um que sabe e já mostrou como se faz no Executivo? Quero oferecer minha capacidade de trabalho acumulada nesses anos de vida e minha total dedicação à causa pública, e minhas ideias consagradas nas urnas em 1989 e, ao que parece, continuam atuais”. Collor está na mira do Moro. Aí lembrei do PC Farias, da Casa da Dinda, da Elba, da Rosane, do Leopoldo, do impeachment… Vou não. Tô fora…

 

[email protected]

 Facebook Leo Ladeia II

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.