Porto Velho/RO, 25 Março 2024 08:40:56

Política &

coluna

Publicado: 04/06/2018 às 11h14min

A- A+

POLÍTICA e MURUPI

FRASE DO DIA: “Fomos pegos num redemoinho, e ainda estamos bem tontos.”. – Jornalista Marli Gonçalves 1-Vilhena sob nova..

FRASE DO DIA:

“Fomos pegos num redemoinho, e ainda estamos bem tontos.”. – Jornalista Marli Gonçalves

1-Vilhena sob nova direção

O empresário Eduardo Toshiya Tsuru, Eduardo Japonês do PV, foi eleito ontem o novo prefeito de Vilhena junto com sua companheira de chapa a ex-vereadora Maria José da Farmácia. O eleitorado de 58.798 votou desta forma: Eduardo Japonês – 21.520 votos, Rosani Donadon – 15933 votos computados como nulos pela justiça eleitoral. Outros 1520 eleitores optaram pelo voto em branco. 4.941 anularam o voto e 14.824 eleitores se abstiveram de votar.     

2-Lupa na educação

Começamos o mês de junho com a roubalheira na educação municipal e nos proximos dias teremos órgãos de controle levantando valores tidos como custos, mas que só tangenciam a atividade escolar. Um deles é o transporte escolar objeto da operação Ciranda. Observados com lupa estarão segurança escolar, merenda, uniformes, livros e modismos dos não comprometidos com o ensino público. Acreditar que ações como esta transformarão a educação como num passe de mágica é sonho, mas será preciso sonhar muito mais ainda e sempre. A luta é diária.   

3-Inferno astral dos tucanos

A PGR, Raquel Dodge, pede que o inquérito que investiga doações de campanha de José Serra seja enviado à Justiça Federal em São Paulo. Para ela o Supremo não tem mais competência após decisão que definiu que congressistas só respondem a processos caso haja relação com o mandato e diz: “… os fatos relacionados a José Serra deram-se enquanto governador de estado. …não se justifica a competência desta Suprema Corte, dado que, não se trata de delito ocorrido durante o mandato de senador… ”. Gilmar Mendes vai analisar o pedido. Aécio, Serra, sei não…

4-Dinossauro bêbado

A greve dos caminhoneiros me lembrou um dinossauro bêbado. Os caminhoneiros tocaram fogo no seu rabo e como o bicho é grande e lerdo, viu a fumaça, mas demorou para sentir o estrago. Ao reduzir o valor do combustível o governo errou feio. Expôs sua fragilidade, expôs a Petrobrás, gastou além do limite e não resolveu o imbróglio sequer no curto prazo. O rolo está aí. As crises ditam o momento ideal para usar estratégias que determinem o que fazer e assim solucionar o problema e suas variáveis. É a oportunidade para executar ações efetivas. Mas como proceder se o gigante bêbado não consegue raciocinar e só sai da cama para voltar ao bar?

5-Batendo duro e colocado

“O primeiro julgamento de ação penal da Lava Jato no STF não oferece nenhum motivo de comemoração. O caso era simples e o julgamento não envolvia especial dificuldade. Mesmo assim, foram três anos e três meses até ser julgado pela Segunda Turma.” Esse é um trecho do editorial do jornal “Estadão” cujo título é “O STF tarda”. Para ler e formar seu juízo de valor é só clicar aqui.

[email protected]

FRASE DO DIA:
“Quem é da tribo e não conhece o cacique e o pajé, da tribo não é.” – Yo mismo sobre grampos

1-Que tiro foi esse? I

Algo relevante pintou na até aqui sólida relação entre o governador Confúcio Moura e o vice Daniel Pereira. A uma conversa gravada entre os deputados Maurão de Carvalho e Jesuino Boabaid se atribui a origem da crise que surgiu coma partir da difusão do áudio nas redes sociais, da anulação das recentes nomeações e da reação de Daniel Pereira que expôs a crise, suas causas e nomeou os bois. A gravação da concursas precisa ser periciada antes de se dizer se houve crime e qual.

2- Que tiro foi esse? II

Ficou patente que Confúcio desistiu da ideia de sair do governo e disputar a eleição ao Senado, que Maurão e Boabaid condenaram o grampo e o seu vazamento, mas não negaram a existência que a conversa tenha ocorrido. Conspiração ou uma comédia pastelão encenada por aloprados?. E a desistência do Confúcio será verdade ou possibilidade? Da condenação do grampo fica a certeza que a conversa existiu e não foi republicana. Sobre a conspiração e só para lembrar, conspiração não é tipificada no Brasil como crime. Em assim sendo, não há crime? Vamos ver.

3-Que tiro foi esse? III

Cronologia: Confúcio comunica a Daniel que ele deverá assumir seu lugar no governo e depois sair à reeleição. Acertam mudanças em função das eleições e dentre elas o DER e PM. Outra conversa e Daniel diz que tem compromisso com o PDT e que na hipótese de disputar o governo não aceita Wagner da SEFIN como vice indicado por Confúcio. Na sequência Confúcio comunica a Daniel que desfará as nomeações e que ficará no governo. Logo após o grampo viraliza. Daniel irado, explode e talvez esteja aqui o suposto crime. Afinal, grampo é ilegal, contudo…

4-Que tiro foi esse?

O crime do grampo – que deve ser investigado – é parte. Na conversa há indícios de outros crimes como prevaricação e num exercício de criatividade, formação de bando, além das irregularidades atribuídas ao governador Confúcio, cujas investigações e formulação de processos foram objeto de nota da OAB Rondônia. O tiro espalhou chumbo entre grampeadores e grampeados sejam visíveis ou não. Difícil mensurar os danos contra o estado, governador, deputados, partidos, alianças e os jovens que querem entrar na política e que devem estar se perguntando: “Que tiro foi esse”?

5-Que tiro foi esse? V

Porto Velho tem uma característica. É a cidade sem segredos. Todo mundo sabe tudo sobre todos. Os rolos da política são comentados entre amigos com um pedido de que seja mantido o sigilo. E assim o segredo se espalha numa velocidade impressionante. O vice governador Daniel Pereira ao falar sobre o grampo numa entrevista ao comunicador Arimar Sá acabou por revelar esta crença “já, vocês vão saber”. E por falar em segredos e conversas, nesta história toda, registro o primor da nota do Hermínio Coelho. De onde menos se espera é de onde não sai nada mesmo, mas às vezes pinta uma zebra. Hermínio tido como louco e boquirroto foi lúcido, coerente e equilibrado. Vejam só!

6-Uma ideia jerical

Por 5×0 o STJ negou o HC preventivo para Lula. Aí bateu o desespero e o PT saiu no abafa contra o STF e até a ministra Cármen Lúcia foi pega de surpresa. A tropa do PT com Gleisi, Jacques Wagner, Gilberto Carvalho, José Eduardo Cardozo e Sigmaringa Seixas foi a seu gabinete a pedido do colega (Ichi!) Lewandowski para forçar a presidente do STF a apequenar o tribunal e pautando uma ação sobre constitucionalidade da prisão quando da condenação em segunda instância. A ideia de jerico: é mais fácil votar um caso genérico que fazer pauta com o caso particular do Lula. Pressão sobre o STF? Ô loco véio. Onde esse povo do PT enfiou o juízo? Calma. Não responda.

[email protected]

Facebook Leo Ladeia II


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.