Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:51:17

Política &

coluna

Publicado: 05/06/2018 às 14h42min | Atualizado 05/06/2018 às 14h58min

A- A+

POLÍTICA e MURUPI

FRASE DO DIA: “O governo não interfere na política de preços da Petrobras”. – Ministro Eliseu Padilha 1-Pondo as barbas de molho A..

FRASE DO DIA:

“O governo não interfere na política de preços da Petrobras”. – Ministro Eliseu Padilha

1-Pondo as barbas de molho

A Acre perdeu a guerra e a coisa se complicou nas fronteiras com Bolívia e o Peru. A Globo mostrou no domingo que os homicídios cresceram mais de 150% em três anos e a tendência é que o mal já enraizado se espalhe. Em Manaus a violência ressurgiu com a greve de ônibus, depredação de 60 veículos e polícia teme que as facções que dominam a região e promoveram a barbárie no início do ano resolvam tocar o horror a partir da cadeia. E nós como estamos? As mortes entre jovens da capital servem de alerta, os assaltos aumentaram e o advogado Marcos Vilela está com um alvo nas costas. “Se a barba do vizinho arde em chamas é prudente por a nossa de molho”.

2-A bruxa anda solta

Mas a coisa está mais feia que isso aí. No Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas Gerais ocorreram ataques a ônibus e locais públicos com mais de 40 veículos incendiados e vandalizados desde domingo à noite. No Rio Grande do Norte a nova semente do mal colhe o caos. No fim de semana o fogo destruiu ônibus e veículos e a polícia dos dois estados apura se a ordem saiu de presídios que são mantidos com os impostos cobrados do povo e comandados com mão de ferro por facções criminosas.

3-Manda quem pode mas…

A relação entre alguns juízes do STF e os de primeira instância anda esquisita. Ontem o juiz Marcelo Bretas oficiou ao Dr. Gilmar Mendes, dizendo que a corrupção não pode ser vista como crime menor. Em questão de dias o ministro Gilmar mandou soltar 19 pessoas que foram presas por ordem do juiz Bretas e aplicou medidas cautelares pois as prisões não se justificariam. “Vivemos tempos estranhos” como diz o ministro Marco Aurélio. Prende quem pode menos, solta quem pode mais e a impunidade campeia.

4-Férias eleitorais

Campanhas eleitoral nem sempre é cara, cansativa e desgastante. Quem é servidor público pode dar um jeito “jaboticabal” e ganhar sem trabalhar. Está na Lei 8.112/90 e na Lei Complementar 64/90. O servidor tem direito a uma licença remunerada para participar da eleição. É rápido e fácil: basta entregar no local de lotação o pedido de licença e certidão que comprove o registro da candidatura e aí pode fazer campanha, ser cabo eleitoral de alguém, ensacar vento ou pescar. Todo dia. É tudo legalizado.

5-Fake News sobre rodas

O WhatsApp enlouqueceu ontem. Uma nova “greve de caminhoneiros” estaria prestes a ser deflagrada. Pontos estratégicos do Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Minas Gerais Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás Brasília (Estádio Mané Garrincha) estariam coalhados de caminhoneiros. Apenas mensagens de voz sem fotos, vídeos, nada para comprovar a veracidade das notícias. Tudo fake-news. Mas a insatisfação continua…
[email protected]

FRASE DO DIA:

“Os partidos legalizaram a infidelidade, instalaram uma porta giratória na entrada, reservaram R$ 2,6 bilhões do Tesouro Nacional para a compra de mandatos e mudaram de ramo. Os partidos viraram prostíbulos.” – Jornalista Josias de Sousa

1-Pajelança no SUS

Depois de buscar a mais cara tecnologia e descobrir que equipos “xing-ling” são usados em nossos centros de referência, o ministro Ricardo Barros, monta um factoide para voltar à vida de deputado e bingo! 10 processos juntam-se a outros como o tai chi chuan no SUS: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. Não é incorreto mas sobre água tratada, lixões e saneamento básico, nem um pio. Hora dessas pinta o vodu, tarot, pajelança e a saúde ó, ó…  Ô mizifi… hum!

2-Emancipações

O presidente da ALE Maurão de Carvalho, tem uma tarefa difícil. O PLS 199/2015 de junho de 2015 tratava da criação de 200 municípios no país. O PLS gerou o PLP137/2015 e haja papel, audiência e burocracia. Sou a favorável à emancipação e em casos como Tarilândia, é simples confirmação. Há casos, contudo em que é necessária uma revisão. municipio criados a toque de caixa mal se mantém. Aqui em Rondônia há muitos. E aí? Criar novos, incorporar uns ou extinguir um monte? .

3-Os pequenos gigantes

Comparando-se o saldo de empregos gerados por pequeno negócios em janeiro 2017 informa o Sebrae que houve um aumento de 100% nas vagas geradas. Depois de fechar 2017 como grandes geradoras do emprego formal, com 330 mil novas vagas no ano, as micro e pequenas chegam a 2018 repetindo o desempenho positivo: 82,5 mil empregos com carteira assinada, quando médias e grandes fechavam quase 4 mil vagas. Os dados são do levantamento mensal do Sebrae, com base no Cadastro de Empregados e Desempregados-Caged do Ministério do Trabalho. “É o pequeno que segura o emprego na crise e que começa a contratar quando a situação financeira demonstra melhorias”, diz Afif domingos, presidente do Sebrae. Acho que agora vai. Ora se vai. Vai sim!

4-Filhotes da Lava Jato

 

A PF prendeu o delegado Marcelo Martins, Diretor Geral de Polícia Especializada, e o ex-secretário da Seap (Sec. Adm. Penitenciária), coronel César Rubens Monteiro de Carvalho. A operação é um desdobramento da operação Calicute, braço direito da Lava Jato no Rio que busca encontrar R$ 73 milhões desviados da compra de pães para presidiários. Deve ser o tal “pão que o diabo amassou”.

 

5-Aliviando a pressão

 

No habitual estilo de comunicar-se deixando espaço para ilações e entendimentos nas entrelinhas, o matreiro governador Confúcio Moura mandou e não mandou os recados que queria dar. Ao MDB, algo na linha do “quem pariu Mateus que o embale”, aos depultados Maurão e Boabaid um carimbo de conspiradores, ao vice Daniel um Jamelão rasgado “ para que maltratamento o amor, o amor não se maltrata não” e para nós outros, um “xacumigo que eu sei o que tô fazendo”. Para o Zé de Nana, sua fala foi na linha do “nada é como visto que a matéria trata de principalmente” Entendi tudinho.   

 

6-Uma ideia jerical

 

O ex-Procurador geral da República Rodrigo Janot disparou flechas contra Temer e a presidente do STF Cármen Lúcia por conta do encontro dos dois no sábado passado, na casa da ministra: “Causa perplexidade que assuntos republicanos de tamanha importância sejam tratados em convescotes matutinos ou vespertinos”. Convescote todo mundo sabe o que é, mas o resto é preciso explicar: se o encontro se dá no fundo do bar no fim da tarde é vespertino. Se o encontro se dá com o japonês da Federal às 6 da manhã quando o infeliz ainda está de cuecas, é matutino e há outro encontro que se dá em Palácio, lá pelas onze da noite sem registro. Esse aí é o noturno e dá um rolo de cão.

 

[email protected]

 Facebook Leo Ladeia II

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.