Porto Velho/RO, 19 Março 2024 06:11:28

Política &

coluna

Publicado: 06/06/2018 às 15h25min

A- A+

POLÍTICA e MURUPI

FRASE DO DIA: “Já conheci procurador preguiçoso, conheci procurador louco, procurador bêbado, mas não conhecia procurador ladrão. E..

FRASE DO DIA:

“Já conheci procurador preguiçoso, conheci procurador louco, procurador bêbado, mas não conhecia procurador ladrão. E o Miller veio revelar essa faceta”. – Ministro Gilmar Mendes

1-Centrão repaginado I

“Quem sabe daqui a alguns meses teremos de decidir entre catástrofe e desastre”, alerta o senador Cristóvão Buarque aos membros de um grupo suprapartidário e de intelectuais unidos por uma ideia: fortalecer o espectro político brasileiro de centro, para evitar que em eventual segundo turno, o país fique entre Bolsonaro e Ciro Gomes. Para o centrão seria o reviver da tragédia de 1989 que elegeu a “direita colorida”, ou da recente tragédia de 2014, que reelegeu a “esquerda social” e a crise que ainda se arrasta. A ideia não é ruim, mas…

2-Centrão repaginado II

A questão está na origem deste centrão asséptico, sem Eduardo Cunha & Cia. Em artigo FHC falou sobre o tema e Marun na Folha seguiu a linha.  O PSDB derrapa com Alckmin, o PT está preso com Lula, e o centro se liquefaz com Rede, Novo, DEM, Podemos, MDB, PRB, PPS e quem mais surgir. O centro quer enterrar os ossos do PT, barrar a dicotomia PT-PSDB e sobreviver. O MDB quer o papel de lubrificante da máquina e sem presidente. E o mercado ajustou a mira. O dólar subiu e a pesquisa mostrou Bolsonaro e Ciro à frente. Ocorre que o centro tem fragilidades extremas e prazo de validade curto. É osso barão!

3-Energia limpa ao alcance de todos

O BNDES vai financiar aquecimento solar e cogeração de energia com placas fotovoltaicas e geradores a biogás para pessoas físicas, com recursos contratados em bancos públicos. O limite será de até 80% do valor pelo Fundo Clima e pode chegar a R$30 milhões a cada 12 meses por beneficiário. As pessoas físicas e jurídicas terão custo financeiro do Fundo Clima de 0,1%a.a. e juros de 0,9%a.a. Faça o seguinte: saia do discurso ambiental e gere energia em casa vendendo excedentes. O futuro chega com o uso do sol nos telhados.

4-Cara e…

O STF que é um dos poderes da república, por seu ministro Alexandre de Moraes, ordenou no dia 30 de junho que 96 transportadoras paguem, em 15 dias, R$ 141 milhões em multas por descumprirem a liminar que determinava desbloqueio imediato das rodovias. Semana passada o mesmo ministro reforçou o desbloqueio autorizando o uso de força policial, nas rodovias travadas pelo movimento desde 21 de maio. Para o ministro o movimento dos caminhoneiros abusou dos direitos constitucionais e provocou “efeito desproporcional e intolerável” no país. Mas aí há o outro lado da história e veja só por onde vamos…

5-Coroa

O ministro Padilha afirma que a redução de preço do diesel não será imediata e talvez para reduzir – não o diesel, mas a tensão – entre os motoristas, um outro poder da república, o Legislativo, atropelando o STF fez ajustes no projeto de anistia que tem aval do Executivo – terceiro poder da república – para converter multas e sanções determinadas pela Justiça, em advertências. A renúncia pró transportadoras – boa parte delas financia campanhas de operadores da anistia – é absurda, mas quem liga para o Brasil e pior, em ano eleitoral?. E quem liga para a harmonia e independência entre poderes nesses tempos estranhos?

 

[email protected]

 

FRASE DO DIA:

“Dia triste! Ainda querem que meu marido entre na Política, só tem bandido!! Fala sério” – Fernanda Venturini esposa do técnico Bernadinho, sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio.

1-Ping-pong

A ministra Carmem Lúcia recebeu a trupe do PT e seus anexos com 26 ínclitos parlamentares ao todo que busca livrar Lula da cadeia e não se fez de rogada. Repetiu a ladainha e com a raquete na mão despachou a “tchurma do blinda aê Carminha” com uma cortada indefensável: o pedido de HC da defesa de Lula não depende dela para ser analisado no STF. Tradução: é para São Fachin que a “tchurma” deve acender velas e elevar as preces. Ocorre que Fachin disse que vai esperar que a presidente do STF marque a data de julgamento. É lá y ká como diria Millôr Fernandes. Ping-pong!

2-Greve togada

Juízes iriam entrar em greve hoje por conta do auxílio moradia. Pena. O Judiciário, maior fiscal da sociedade e balizador dos outros dois poderes, se apequena e com um argumento que deslustra o preparo intelectual dos que defendem a greve e o auxílio. Ora a reclamação não é contra o juiz, seu trabalho e eventual salário abaixo do valor merecido. É contra o auxílio, o objetivo e forma como é pago. Que o tal auxílio, disfarçado em reforço salarial se transforme em salário real, tributável, que não permite ilações. Juízes merecem salários dignos, definidos a partir de regras públicas e transparentes. A pecha de marajá é ruim para o juiz e sociedade. E a greve está sendo um fiasco.

3-Golpe sindical. Pode?

A “tchurma do mamãe eu quero mamar” da República Sindical Brasileira está na maior fissura e aí a inventividade aflora. Como não é mais obrigatório o recolhimento da contribuição sindical, alguns sindicatos estão dando uma de “João Sem Braço” fazendo assembleias em que alguns integrantes participam e aprovando a cobrança. Depois é só enfiar o esperto sindicato numa pasta debaixo do braço e pintar nas empresas alegando que representam a vontade da categoria. O golpe está na rua mas entidades patronais de fortes setores, com mais de 14 milhões de empregados, discordam. A propósito, o tributo só pode ser descontado caso o funcionário dê a autorização individual. É lei.  

 

4-Estado bandido

 

Não é repeteco de ontem. É continuação: O bando de celerados, bandidos, aproveitadores e enfim, a fina flor da baixa canalha que se instalou na capital e mais 11 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, numa área de 350 km² com população estimada em 2 milhões de pessoas acima portanto do total de habitantes do estado de Rondônia fez outra vítima. A vereadora Marielle Franco foi assassinada em seu carro no centro do Rio, por volta da 21h30. Além de Marielle o motorista foi baleado e morreu. Sigo daqui com o post de ontem: Isso se deu porque as autoridades cariocas deixaram que a leniência, a ausência e a incompetência do estado oficial fosse substituído pelo estado bandido das milícias que coagem a população a usar transporte, gás, segurança e TV a cabo, além de consumir água e alimentos da cesta básica de milicianos. Execução bárbara.Tá feio!

5-Bichos soltos

 

Será que os ratos que passeavam no Hospital João Paulo II (veja aqui) resolveram dar uma volta e pararam para “brechar” as detentas do Presídio feminino? Será que só o presidente do Singeperon, Sidney Andrade, sabia da infestação de ratos e tanto que protocolou denúncia junto ao Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Defensoria Pública, Conselho Estadual de Direitos Humanos e Secretaria de Estado de Justiça? Será que com o presídio novo, feito com dinheiro de compensações das usinas não seria mais lógico que fosse utilizado? Ou será que soltam os bichos sobre as detentas como parte de um castigo ou pena das coitadas?  

 

6-Uma ideia jerical

 

O governador do Ceará, Camilo Santana agiu firme contra a violência: alugar carro blindado para si, sua família e autoridades. No edital os detalhes para “garantir a segurança e integridade pessoal do Sr. Governador do Estado e de seus familiares, do Vice-Governador, assim como de Autoridades Governamentais em visita oficial ao Estado”. 120 veículos alugados com transmissão automática, mínimo de 1800 cilindradas, sedan, 4 portas, ar-condicionado, direção hidráulica, banco de couro, som para CD e MP3, fumê conforme regulamentação da Legislação de Trânsito; vidros e travas elétricas; airbag; capacidade para 5 passageiros; motorista e combustível por parte da contratante; seguro completo, incluindo terceiros, franquia reduzida; quilometragem livre. E veículos que tenham ano de fabricação até 2017. E o cearense só no busão. Pobre é igual a cachimbo.  

 

[email protected]

 Facebook Leo Ladeia II

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.