Porto Velho/RO, 19 Março 2024 22:11:30

Política &

coluna

Publicado: 07/06/2018 às 15h36min

A- A+

POLÍTICA e MURUPI

FRASE DO DIA: “Já conheci procurador preguiçoso, conheci procurador louco, procurador bêbado, mas não conhecia procurador ladrão. E..

FRASE DO DIA:

“Já conheci procurador preguiçoso, conheci procurador louco, procurador bêbado, mas não conhecia procurador ladrão. E o Miller veio revelar essa faceta”. – Ministro Gilmar Mendes

1-Papilin dispensável

O STF bateu o pé e o voto impresso foi para o lixo por várias razões e a principal delas, ainda que a frase não tenha sido dita, é porque “em time que está ganhando não se mexe”. Há dúvidas sobre o sistema de voto eletrônico, mas não uma prova irrefutável de eventual erro. A opção pelo voto impresso é cara, o fim não é concludente e há aferições outras de baixo custo. A suspeita tida como real é difusa e improvável e está mais na linha da lenda urbana ou teoria conspiratória. Caro e só mais papel para a lata de lixo. Não vale a pena.

2-Batendo cabeça I

Deveria ser parte da solução para o fim da greve de caminhoneiros, mas hoje é problema. A “tchurma do primário mal feito” tentou montar uma tabela para fixar o frete mínimo, errou nas contas e conseguiu desagradar governo, transportadores e caminhoneiros. A ideia era reajustar o frete. O aumento irreal de 50% porém, criou o caos. Já há negócios abaixo do valor abaixo da tabela e aqui a “porca torce o rabo”. Descumprir a tabela gera indenização em dobro e isto vai carrear um volume de ações enorme. O governo até querendo ajudar atrapalha. Mais leis, mais regras e mais insegurança. Povin ruim de roda. É a treva!

3-Juntando os cacos

A semana passou mas os problemas não: o diesel ainda é dúvida e o caminhoneiro está cabreiro. O dólar flerta com R$4,00. Palocci quer soltar a língua presa e Gilmar quer soltar mais gente e matar o Bretas com HC “pérfuro-cortante”, a PF pede o sigilo do Temer. Lula trocou a “garrafinha d’água” por livros e Marcelo Odebrecht pôs FHC no ventilador. A CUT e irmães pedem a volta contribuição sindical. Ciro namora o PT, Alckmin quer o cetro e a coroa do “centrão”. Marun virou “porca voz” do Temer e se a Copa não empolga, a Globo sim: “que Brasil você quer para o futuro?” e o mico aparece na telinha. Cacos do Brasil!

4-Tudo a ver

O CNJ Conselho Nacional de Justiça imbuído do melhor sentimento de brasilidade acaba de informar que o Poder Judiciário terá expediente reduzido nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que começa dia 14. Em 40 tribunais do país, incluindo os superiores e o STF, nada de expediente no turno em que houver jogos. Nem atendimento ao público. Zé de Nana, analista cartesiano, foi irrepreensível ao justificar: “os juízes vão analisar como é que os colegas vão apitar. Vai que o Arnaldo da Globo não apareça…”.

5-Espocando a silibrina

“Tenho muito apreço pelo ministro Marun mas ele não tem autoridade partidária para retirar nenhuma candidatura do nosso partido. Meireles tem todas as condiçõs de construir uma proposta sólida para o país, crescer nas pesquisas, representando o centro e a esperança dos brasileiros”. A fala é de Romero Jucá do MDB irado com Marun que se arvora a “porca voz” do Temer e pelo visto, também do partido. O pepino surgiu Canal Livre. Marun, falou sobre perda de popularidade por apoiar Michel Temer: “Vejo gente preocupada em perder voto por estar do lado do governo. Mas que voto? Quantos votos tem o Meirelles?” Vixi!!!

[email protected]

FRASE DO DIA:

“Espera-se, enfim, que a jurisprudência que nos permitiu avançar tanto e que é legado do ministro Teori Zavascki não seja revista, máxime por uma Corte com o prestígio do STF e por renomados ministros como Rosa Weber, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski.” – Sergio Moro em ordem de prisão após segunda instância contra Gerson Almada

1-

Depois de um final de semana em que a mídia se debruçou sobre o cadáver da vereadora Marielle Franco, o Brasil começa volta aos poucos à vida normal. Seguindo como está a taxa de homicídios neste mês de março ficará estacionada como de há muito tempo na casa de 5.000 ou se preferirem algo mais explícito, ao final do dia de hoje, 19 de março, 166 brasileiros engordarão esta estatística macabra. Serão enterrados, queimados ou desovados em algum canto, vitimados por tiro, facada, paulada ou outras formas bárbaras de se dar cabo da vida, 166 brasileiros. Na sua imensa maioria jovens pobres vivendo em condições precárias em áreas de risco e com ligações com o crime.    

2-Compartilhando o táxi

Depois de pressões e escaramuças junto aos vereadores de Porto Velho para aprovar o táxi-lotação que opera de forma precária, a realidade bateu. Cabe ao Executivo elaborar um projeto e submetê-lo ao crivo dos Vereadores. E depois do imbróglio, fica uma questão: se os vereadores não sabiam como proceder, saberão fazer a parte técnica para estudar e avaliar uma legislação tão específica e que abrange táxis, moto-táxis, ônibus, táxi-lotação, vans escolares, vans de turismo, táxi-aeroporto, rádio-táxis e táxis compartilhados e Uber? A sociedade será consultada ou desce goela abaixo?

3-Tremei canalhas

O juiz Moro expediu mandado de prisão contra Gerson Almada, o ex-vice-presidente da Engevix, condenado na Lava Jato dizendo que eventual alteração no entendimento do STF seria desastrosa. A jurisprudência definida pelo STF desde fevereiro de 2016 “é fundamental, pois acaba com o faz de conta das ações penais que nunca terminam”. Gerson foi condenado a 19 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa em 2015 e em 2017 o TRF- 4 elevou para 34 anos de reclusão e 680 dias de multa de cinco salários mínimos. Para Moro a revisão da atual jurisprudência impediria a condenação “contra o ora pagador de propinas de R$ 15.247.430,00” e libertária “vários criminosos poderosos condenados por crimes graves de corrupção e lavagem de dinheiro”. Entendo quem advoga diferente do Moro, mas eu desejo ver mais disso no Brasil. Chega!

 

4-Exercício de futurologia

A jornalista Helena Chagas me obriga a pensar sobre o post anterior. Seus escritos são da Brasília que conhece bem. “Ninguém se surpreenderá se a missão de soltar Lula couber à Segunda Turma, que tem maioria pela revisão da prisão após a segunda instância e, provavelmente, votará a favor do ex-presidente”, diz ela em seu recente artigo e depois me leva a refletir: “a revisão do entendimento sobre a prisão após a segunda instância, que não resolveria o problema só de Lula… virá, com certeza. Só que mais para o fim do ano, depois que Cármen Lúcia deixar a presidência do STF, que será ocupada por Dias Toffoli”. Tá dominado gente? Tudo dominado, tá tudo dominado?

 

5-Tá tudo dominado

O ministro Gilmar Mendes do STF negou um habeas corpus coletivo impetrado por dez advogados do Ceará que queriam impedir a prisão de condenados em segunda instância. Coube por sorteio ao Gilmar decidir o que fazer com o pepino e deitou o sarrafo. “Genérica”, foi como classificou o pedido  que não poderia ser colocado em prática porque cada caso teria de ser analisado individualmente. E foi aí que minha velha paranoia voltou. Por que não outro argumento? Por que logo este? “Seria temerária a concessão da ordem, uma vez que geraria uma potencial quebra de normalidade institucional. Porque, ainda que pairem dúvidas acerca da manutenção, ou não, do entendimento desta Corte em relação ao tema, as prisões em tela têm justa causa.” Eu quero meu “tarja preta”!

 

6-Uma ideia jerical

Uma mulher morreu ao ser atropelada por carro autônomo da Uber na cidade de Tempe, Estado do Arizona, EUA. É a 1ª morte causada por um veículo desse tipo. O carro estava em modo autônomo, mas com um motorista de segurança ao volante, quanto atropelou a mulher que atravessava a rua, segundo a polícia local. Sorte da Waymo, braço da Alphabet (dona do Google) de carros automáticos que testa novos modelos desde o ano passado. Se o fato tivesse acontecido aqui em Porto Velho o carro ia ser apreendido, o motorista faria o teste do bafômetro, a culpa seria do prefeito ou do governador e a “tchurma da imprensa especializada” ia cair de pau no Google.

 

[email protected]

 Facebook Leo Ladeia II

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.