Porto Velho/RO, 25 Março 2024 10:08:44
PLANTÃO DE POLÍCIA

Populares se despedem de prefeito

Chico Pernambuco foi assassinado a tiros na noite do último sábado (18), em Candeias do Jamari.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/03/2017 às 05h20min

População de Candeias do Jamari reunida no velório do prefeito, na Câmara Municipal

“Um aliado do povo” foi assim que a moradora de Candeias do Jamari, Tereza Passos, de 68 anos, definiu Francisco Vicente de Souza, mais conhecido como Chico Pernambuco e atual prefeito do Candeias do Jamari pelo PSB. Chico Pernambuco foi assassinado a tiros na noite do último sábado (18) por volta das 22h, por pistoleiros não identificados, quando retornava à sua residência, na rua Gonçalves Dias, próximo à avenida Transcontinental, no bairro União, em Candeias.

O prefeito, que tinha 66 anos de idade e estava dentro do seu automóvel, foi atingido por pelo menos três tiros, dois no peito e um no rosto. Uma jovem de 21 anos que estava também dentro do veículo, foi atingida na mão e na perna e foi encaminhada até o Hospital de Pronto Socorro João Paulo II em Porto Velho.

De acordo com a delegada Keity Mota, aparentemente, a jovem não era alvo dos assassinos, mas a motivação passional também não é descartada, uma vez que a jovem já teve outras relações amorosas, segundo afirmam moradores de Candeias e policiais envolvidos na investigação.

Segundo informações de populares, dois homens trajando camisetas brancas que estavam numa motocicleta, foram vistos perto do local antes do crime. Assim, quando o prefeito foi chegando à sua residência, os criminosos se aproximaram do veículo, efetuaram os disparos e fugiram em seguida em alta velocidade, não permitindo com isso, que fossem identificados. “Eles já tinham planejado tudo e sabiam que o prefeito estava pra chegar em casa”, salientou a delegada, que classificou o crime como “muito elaborado”.

Uma moto, possivelmente utilizada no crime foi encontrada horas depois incendiada. A polícia Civil já está apurando os fatos e investigando o caso. Quem assume a prefeitura agora é o seu vice, Luís Ikenohuchi (DEM).

O corpo foi velado na Câmara Municipal de Candeias, onde os munícipes acompanharam o velório em atitude de respeito e para se despediram do parlamentar que já foi prefeito duas vezes pelo município e que segundo os moradores da região que estavam no local, era muito querido e respeitado pela população de Candeias do Jamari.

A população de Candeias do Jamari está em choque com o assassinato de seu prefeito e temerosa sobre a questão da segurança pública do município, pois de acordo com os moradores, uma onda de assaltos e violência tem se instaurado na cidade.

“Além de estar muito triste pelo falecimento do Chico, estou com muito medo de andar por Candeias. Meu sítio já foi assaltado várias vezes. A violência está tão grande que não tenho coragem nem de andar sozinha à noite pela cidade. Peço agora que com a visibilidade da morte do prefeito, as autoridades olhem para a cidade e tomem alguma providência”, clama a moradora e sitiante Tereza Passos.

Chico é o segundo político morto em RO em três meses

Trajetória política de Chico Pernambuco é lembrada 

Parlamentares que acompanharam a vida pública do prefeito compareceram ao velório para prestar as últimas homenagens a Chico Pernambuco e aproveitaram a ocasião para relatar a trajetória política do chefe do Poder Executivo Municipal, em benefício dos menos favorecidos e da luta por melhoras sociais para a população de Candeias: “Candeias hoje está lamentando muito a morte de Chico Pernambuco, pois ele era muito querido pelos moradores daqui e estava sempre ao lado do povo, lutando por suas causas. Mas Candeias do Jamari tem uma população forte e ela não vai se intimidar. Não vai parar de lutar e de continuar a crescer”, destaca o deputado federal Lindomar Garçon (PRB).

Jaime Melo, que já foi secretário de saúde na gestão de Chico Pernambuco em 2013, destaca o empreendedorismo do prefeito e alerta sobre a violência que cresce no município de Candeias: “Chico era um batalhador, um defensor do povo! Tinha uma visão empreendedora e muitos trabalhos realizados em prol da população. É lamentável que isso tenha acontecido, mas para que essa morte não tenha sido em vão, peço que a polícia investigue e apure os fatos e que se chegue logo aos culpados para que sejam punidos. Peço também que atentem para a segurança, pois estão ocorrendo muitos assaltos. Já fui assaltado muitas vezes e a violência cresceu muito aqui. Candeias está precisando de uma atenção maior nesse setor”, apela Jaime Melo.

Este já é o segundo político morto em Rondônia em três meses. No dia 4 de janeiro, o ex-prefeito de Ministro Andreazza, Neuri Persch (PTB) foi morto a tiros. O suspeito de ter matado Neuri já está preso, e no meio desta semana teve um pedido de habeas corpus negado pelo Tribunal Regional de Justiça (TRJ).

O corpo foi sepultado na tarde de ontem, segunda-feira (20), às 17h no cemitério Jardim da Saudade, na capital.



Deixe o seu comentário