Porto Velho/RO, 24 Março 2024 20:40:08
RONDÔNIA

Porto Velho registra o maior número de queimadas no Estado

No período de 01 a 30 de junho deste ano foi verificado em Rondônia 183 focos de calor.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 11/07/2017 às 06h50min | Atualizado 11/07/2017 às 08h06min

O meteorologista Fábio Monteiro relata a situação em RO

A estiagem plena ainda está no início, mas o índice de focos de calor (queimadas) no mês de junho no Estado de Rondônia já é superior ao que foi registrado no mesmo período no ano passado – 183 contra 169 focos – com o Município de Porto Velho no topo das queimadas sem controle.

Segundo dados do Relatório de Monitoramento da Sedam, Porto Velho foi o Município que apresentou maior número de queimadas no período (30 focos), seguido pelos municípios de Alto Paraiso (21), Candeias do Jamari (20), Pimenteiras do Oeste (16) e os demais municípios com índices abaixo de 15 focos de calor, o que de certa forma reflete uma tendência, até pelas dimensões territoriais do Município de Porto Velho.

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) está iniciando uma grande campanha de orientação social com abrangência em todo Estado para prevenir as ocorrências de queimadas de pastagens e de áreas para agricultura sem controle e até de incêndios acidentais ou involuntários, como os verificados nas margens das rodovias. Segundo o secretário Vilson de Salles, o cidadão tem de estar envolvido neste processo, com uma consciência crítica de seu papel, de modo que possa ser um multiplicador de orientações sobre a importância da preservação ambiental, principalmente para evitar as queimadas neste período de estiagem.

Da sala de situação da Sedam, um ambiente dotado de todos os recursos da tecnologia de informação, o meteorologista Fábio Adriano Monteiro e equipe monitoram todo Estado de Rondônia acompanhando em tempo real todas as ocorrências, definindo e registrando a espacialização dos focos – o lugar onde está ocorrendo a queimada, por menor quer ela seja – e encaminhando providências de sua alçada como atuação dos responsáveis para que respondam pelos danos que tiverem causado ao meio ambiente. No período de 01 a 30 de junho deste ano foi verificado em Rondônia 183 focos de calor, número que em comparação com o mesmo período do ano anterior (2016) é superior aos 169 focos registrados. (AI)



Deixe o seu comentário