BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Porto Velho registra temperatura máxima de 34,9 °C em julho

O mês de julho apresenta os maiores valores de temperatura máxima em Porto Velho segundo o Sipam.

Publicado: 13/07/2018 às 18h10

A Capital de Rondônia sofre com as temperaturas elevadas em decorrência da falta de chuva na região(Foto: Divulgação)

No período seco, a Capital de Rondônia sofre com as temperaturas elevadas em decorrência da falta de chuva na região. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam-RO), a maior temperatura máxima observada neste ano foi de 34,9°C registrada no dia 02 de julho de 2018. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a maior temperatura máxima registrada em Porto Velho foi em agosto de 1969 onde registrou 40,9°C.

Segundo o meteorologista do Centro Regional em Porto Velho, Marcelo Gama, climatologicamente, o mês de julho é o que apresenta os maiores valores de temperatura máxima em Porto Velho. “Levando em consideração o prognóstico climático do Sipam, para o trimestre junho, julho e agosto de 2018, que prevê temperaturas dentro da normalidade para Porto Velho”, informou. Marcelo ainda disse que não tem como prever a temperatura máxima esperada neste ano para a Capital. A temperatura dependerá das condições do tempo.

Nessa época de seca, também é muito comum ocorrer o pico de calor que é o momento quando se registram as maiores temperaturas em um determinado horário do dia. O meteorologista disse que esse fenômeno ocorre em função da maior disponibilidade de radiação solar que está chegando à superfície terrestre de um determinado local.

“Aqui em Rondônia, os maiores valores de temperaturas máximas geralmente são registrados no mês de agosto”, contou sobre a época do ano em que esse fenômeno ocorre no Estado. As cidades que compreendem a região da Z0ona da Mata são as que apresentam maior temperatura máxima neste período do verão Amazônico.

A onda de calor que atinge a Região Norte é normal para essa época devido à falta de chuva proveniente da estação seca, às altas temperaturas do ar e da baixa umidade do ar. “O nosso prognóstico é que teremos o verão Amazônico dentro da normalidade, ou seja, quente e com pouca chuva”, relatou Marcelo.

Diante deste cenário, de acordo com o Boletim Climático da Amazônia, o prognóstico para o trimestre de julho, agosto e setembro em Rondônia para a precipitação de chuva, ficará dentro da normalidade, e as temperaturas ficará abaixo da média em todo o Estado de Rondônia.

Por Sara Cícera Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário