Porto Velho/RO, 18 Março 2024 18:04:10
Diário da Amazônia

Potencialidades de RO mostradas ao mundo

Estado é representado em evento na Alemanha sobre mudança climática.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 15/11/2017 às 07h05min

Vice-governador, Daniel Pereira, comanda a delegação de Rondônia em Bonn, na Alemanha Secom-RO/Ésio Mendes

Um Estado rico, com características pouco conhecidas no mundo e comprometido com a sustentabilidade. Foi assim que representantes do governo de Rondônia apresentaram o Estado no Amazon-Bonn, evento que faz parte da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-23), aberta dia 6, no Museu de Arte Moderna de Bonn, na Alemanha.

No local foi montada uma estrutura para que os Estados da Amazônia Legal se apresentem para lideranças mundiais de vários segmentos. Rondônia é representado por Daniel Pereira, vice-governador; Vilson Salles, secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental; e Cira Mora, secretária executiva do gabinete do governador Confúcio Moura.

A COP 23, que iniciou no dia 6 deste mês, reúne países para discutir a viabilização do Acordo de Paris e os compromissos para reduzir impactos das mudanças climáticas. O Amazon-Bonn é um espaço aberto na COP 23 para que os Estados amazônicos apresentem suas potencialidades.

Como parte da Amazônia Legal, Rondônia apresenta como Estado cuja riqueza vem da produção de alimentos, mas com outras vertentes que interessam ao mercado internacional, como madeira e minérios.

Segundo Domingues Júnior, superintendente estadual de Comunicação, há um grande desafio a ser superado em Bonn. “Vamos revelar a verdadeira Amazônia para um mundo que pensa que nos conhece”, argumentou.

Reunidos em Rio Branco (AC), em outubro deste ano, os governadores dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal (Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão) concordaram que a região deve ser valorizada, também, internacionalmente pelos serviços ambientais que presta.

Eles também admitiram que a Amazônia é vista no mundo como uma unidade, embora seja constituída de Estados com diversidades que devem ser mais divulgadas.

“Somos muitos num só. Temos Estados muito diferentes um do outro, mas, com riquezas que precisam ser difundidas”, acentuou Domingues Júnior. (Da Assessoria)

Governador destaca consórcio interestadual 

O governador de Rondônia, Confúcio Moura pondera que a caminhada que levará ao reconhecimento da região encontra suporte relevante na formalização do consórcio Interestadual da Amazônia Legal, que está em fase final.

“Somos nove Estados, 25 milhões de habitantes, um território gigantesco e pouco reconhecimento”, disse o governador, completando que apesar da grandeza, há grandes obstáculos a serem superados: “A Amazônia é grande e submissa. Grande e sem força”.

Confúcio Moura vê o momento oferecido aos Estado amazônicos na COP 23 como ocasião propícia para que a região se firme com todo seu potencial. Segundo ele, o mundo inteiro usa a Amazônia como tema de discursos, mas não conhece os esforços que são feitos em favor da preservação e o custo que isto representa.

Outra tarefa que a delegação em Bonn tem é agradecer ao governo alemão pelos investimentos feitos em Rondônia. “Estes recursos têm sido importantes para o desenvolvimento de nossas políticas públicas”, adiantou o titular da Sedam.

Diante da preocupação dos mercados consumidores com a pauta ambiental, Rondônia pretende levar, segundo Sales, uma imagem positiva. “Vamos mostrar que temos produtos sustentáveis, como a soja, café, cacau, madeira e os minérios”.



Deixe o seu comentário