Porto Velho/RO, 23 Março 2024 22:31:24
Diário da Amazônia

Preço da gasolina sobe nas refinarias

Em um mês, o preço da gasolina nas refinarias já acumula aumento de mais de 9%.

Por Agência brasil e G1/Globo
A- A+

Publicado: 08/11/2017 às 06h25min

Majoração de preço nas refinarias foi anunciado ontem

A partir da zero hora de hoje (8), o óleo diesel comercializado nas refinarias da Petrobras estará 2,5% mais caro, enquanto a gasolina terá reajuste de 0,6%. Na noite de ontem, a empresa já havia divulgado para ontem (7) um aumento de 2,3% para a gasolina e de 1,9% para o diesel.

A decisão foi tomada pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp), que antecipa suas reuniões periódicas quando o reajuste dos combustíveis varia mais de 7% para cima ou para baixo no período aproximado de um mês.

Em um mês, o preço da gasolina nas refinarias já acumula aumento de mais de 9%. Em novembro, há elevação de 6,6%, após alta também de 6,6% em outubro.

Em nota, a Petrobras justificou o aumento que passou a vigorar hoje como consequência “do aumento das cotações dos produtos e do barril do petróleo no mercado externo, influenciado pela geopolítica internacional, assim como pela continuidade da política de contenção da oferta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep)”. Também contribuiu para a alta dos derivados, “a depreciação do valor do real frente ao dólar”.

O reajuste no preço da gasolina nas refinarias é o quarto consecutivo concedido pela estatal este mês. Depois de iniciar outubro em queda (-0,2%), a gasolina subiu 0,9% no dia 2 e 3,6% no dia 4. Já o diesel, que também havia começado o mês em queda — 0,4% — já acumula três aumentos no mês.

A avaliação dos representantes do Gemp é que a política de preços definida pela Petrobras, de reajustes quase que diários pela área técnica, tem sido capaz de garantir a aderência dos preços praticados pela companhia às volatilidades dos mercados de derivados e ao câmbio.

Com os ajustes definidos hoje, a área de marketing e comercialização da Petrobras volta a contar com uma faixa de -7% a +7% para operar os movimentos de preços necessários ao longo do mês.



Deixe o seu comentário