Porto Velho/RO, 19 Março 2024 08:46:28

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 18/01/2017 às 06h20min

A- A+

Prefeitos marqueteiros

Os prefeitos que assumiram os cargos recentemente buscam deixar claro para a opinião pública que não fazem o gênero do político..

Os prefeitos que assumiram os cargos recentemente buscam deixar claro para a opinião pública que não fazem o gênero do político tradicional e buscam afirmar a imagem de administradores. Assim toca a banda em São Paulo com João Dória, no Rio de Janeiro com Marcelo Crivela, em Porto Velho com Hildon Chaves e em tantos outros municípios.

Temos uma geração de alcaides marqueteiros, com ações estudadas e direcionadas para angariar a simpatia de um grande público. Quem não gostou da atitude de Chaves ao anunciar a doação de seus salários a instituições de caridade? Do prefeito Dória em se vestir de gari, calçar as sandálias da humildade e varrer as ruas em São Paulo? De Crivela, ao doar sangue ainda no seu primeiro dia de mandato?

Projetam a imagem de bonzinhos e queridos e anunciam projetos de alcance social. Vamos ver até quando será possível se esconder atrás do marketing em cidades que padecem com a saúde, educação, moradia, água e esgoto, entre tantas outras demandas sociais reprimidas. Além disto, os prefeitos são cercados de raposas felpudas com apetite voraz para vampirizar o dinheiro público.

Uma guinada no PT?

Em meio ao lançamento da candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República, o PT prepara seu Congresso Nacional em abril estudando dar uma grande guinada. A começar pela criação de uma comissão especial destinada a apurar o enriquecimento ilícito de seus dirigentes com possíveis punições, tendo o propósito de se limpar com a militância.

É muito difícil acreditar que a legenda que afundou o Brasil e abriga um dos maiores contingentes de envolvidos na Operação Lava a Jato consiga levar para frente à ideia de depuração. A agremiação se viria obrigada a cortar na própria carne, e isto seria inédito entre os petistas que sempre optaram por negar as falcatruas que praticaram.

Ao mesmo tempo em que algumas facções do partido buscam melhorar a imagem da sigla com uma guinada, outras alas são contrárias a execração de suas maiores lideranças, já que o alto clero petista seria o grande prejudicado nesta proposta de purificar a legenda trabalhista. Mas sem dúvidas o mea-culpa petista seria o início de um saudável processo de renascimento.

Uma nova consciência

As novas legislaturas das Câmaras Municipais em algumas capitais, como Curitiba e São Paulo, estão trazendo uma nova consciência em legislar, respeitando o erário e fazendo questão de adotar regime de transparência. Não é o caso de Porto Velho, onde a velha política do toma-lá, dá-cá é renitente, e a maioria dos vereadores que tomou posse já se prepara para buscar vantagens pessoais.

Em todo o País a grande maioria dos vereadores tem demonstrado que são sanguessugas do erário, verdadeiros vermes hospedeiros para dizimar os recursos públicos. As últimas legislaturas na capital rondoniense deixaram isto bem claro, e na mais recente tivemos até a prisão de cinco edis pelos escândalos que protagonizaram.

A legislatura que tomou posse há apenas duas semanas em Porto Velho não largou bem e já é alvo de objeções da opinião pública em casos que não ficaram bem claros para a opinião pública, como a aprovação de um projeto doando uma área de terras para o grupo Gonçalves construir um shopping na zona Leste da cidade. O desgaste já começou…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas