Porto Velho/RO, 21 Março 2024 13:31:02
Diário da Amazônia

Prefeitura deverá fechar antigo ‘lixão’ de Cacoal

O lixão funcionou de forma irregular como depósito de lixo, durante 30 anos.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/11/2017 às 07h00min

O lixo do local já começou a ser retirado e deverá ser depositado no aterro sanitário Magda Oliveira/Diário da Amazônia

Atendendo uma determinação feita pela justiça, através de uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público de Rondônia (MP/RO) a prefeitura de Cacoal decidiu acatar e encerrar de forma definitiva as atividades do antigo ‘lixão’. O lixo do local já começou a ser retirado e deverá ser depositado no aterro sanitário. O lixão funcionou de forma irregular como depósito de lixo, durante 30 anos.

As atividades no local para destinação de lixo, foram encerradas no ano de 2011, sendo permitido somente o depósito de entulhos, como galhos, restos de madeira e de construções civis, no entanto a determinação não era respeitada e vários objetos continuavam sendo jogados no local, como até mesmo animais mortos, o que atraía aves de rapina, colocando em risco a aviação, já que próximo ao local funciona o aeroporto de Cacoal Capital do Café.

Como a determinação de manter o espaço somente como depósitos de entulhos não foi respeitada, em 2014 a justiça determinou que o local fosse desativado de forma definitiva. Na época, de acordo com a promotora de Justiça Valéria Canestrini, a engenheira sanitarista do MP constatou que o antigo lixão também não era um lugar adequado para esse tipo de descarte.

“Somente agora estamos conseguindo atender essa recomendação e não recorreremos, pois sabemos que o local realmente não é indicado para receber nenhum tipo de lixo ou entulho, tendo em vista a localização. A prefeitura entende que é necessário dar uma destinação correta para aquele espaço”, reconheceu o secretário municipal de Meio Ambiente Leandro Chagas.

Termo

A retirada dos entulhos que estavam no lixão estão sendo retirados, através de um termo de cooperação pública e privada firmado entre a prefeitura e a empresa que administra o aterro sanitário que recebe o lixo doméstico de Cacoal.
“Todo o lixo retirado do lixão será levado para o aterro sanitário”, afirmou Leandro.

Indefinido 

Com o fechamento do espaço, a prefeitura ainda não definiu um novo local para o recebimento de entulhos, mantendo essa atividade parada em Cacoal, até a aquisição de uma nova área. Dentro da recomendação também está previsto a revitalização de toda a área onde funcionava o lixão. De acordo com o secretário o serviço só será realizado, após a prefeitura conseguir recursos federais.



Deixe o seu comentário