Porto Velho/RO, 22 Março 2024 21:04:31
RONDÔNIA

Prefeitura reassume gestão da EFMM

O Termo foi assinado ontem na solenidade pelos 103 anos de Porto Velho.

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 25/01/2018 às 07h05min

O prefeito Hildon Chaves assina o Termo de Concessão e Contrato de Gestão do Complexo Histórico da Estrada de Ferro (Foto: Jota Gomes/Diário da Amazônia)

“Comemorar 103 anos de instalação da nossa querida Porto Velho sugere aos porto-velhenses, de nascença ou não, se lançarem no compromisso e defesa do engrandecimento, do melhoramento urbano e da qualidade de vida para todos que aqui vivem nesta que é uma das mais importantes cidades do norte brasileiro”, com esse discurso o prefeito Hildon Chaves abriu a solenidade do aniversário de instalação da capital rondoniense.

Entre trilhos, peças históricas, ex-trabalhadores da EFMM, artesãos, músicos beradeiros, historiadores e civis foi assinado o Termo de Concessão e Contrato de Gestão do Complexo Madeira-Mamoré para a prefeitura de Porto Velho, que reassume a responsabilidade do Complexo, agora por 50 anos.

O prefeito Hildon Chaves informou que ainda em 2018 serão iniciadas as obras de revitalização do espaço, que contará com mais de R$ 23 milhões destinados pelo Consórcio Santo Antônio Energia. Além disso, o governo do Estado e a União disponibilizarão R$ 8 milhões para o projeto de contenção do rio Madeira no perímetro que abrange o Complexo Histórico da EFMM. O projeto de revitalização também abarcará a restauração do Cemitério da Candelária. “Hoje nós estamos todos remando no mesmo sentido, não tem mais ninguém com relevância remando contra a restauração desse patrimônio. Ele pertence a Porto Velho, a nós que moramos e trabalhamos aqui e vamos cuidar bem dele”, disse o prefeito.

Entidade de ex-ferroviários destaca nova etapa

José Bispo de Moraes, presidente da Associação dos Ex-Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que ocupou mais de 13 cargos de trabalho durante o funcionamento da Ferrovia, diz que é com muita alegria que acompanha a nova etapa da história da Estrada de Ferro. “Eu comecei a trabalhar aqui com 17 anos e vou fazer 83, então a minha vida foi construída aqui, eu tenho amor e paixão por esse lugar, ela tem o meu sangue, minha alma e eu estou muito emocionado em ver ela bonita novamente”, destaca. Estudantes do Curso de História da Universidade Federal de Rondônia (Unir) também acompanharam a solenidade. De acordo com Pedro Pablo, essa é uma medida que colocará a ferrovia nos trilhos novamente. “Enquanto houver trilhos há esperança”, destaca o universitário. As comemorações se estenderam ao longo do dia com atividades culturais como o Especial Tacacá Musical e shows de artistas locais no Mercado Cultural da cidade.



Deixe o seu comentário