Porto Velho/RO, 24 Março 2024 20:40:17
Diário da Amazônia

Prefeitura revê composição de Conselho da Igualdade Racial

Os militantes ainda pediram a criação do Departamento de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 13/01/2017 às 06h40min

Reunião foi realizada por Breno Mendes com os membros do movimento negro

Atendendo a pedido do movimento negro de Porto Velho, a prefeitura vai enviar, até o início do próximo mês, projeto de lei à Câmara de Vereadores um projeto de lei com a nova composição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). Na noite de quarta-feira, o advogado Breno Mendes, chefe de gabinete do prefeito dr Hildon Chaves, recebeu um grupo de representantes e militantes do movimento negro da capital para tratar da reformulação da entidade.

Antônio Neto, um dos militantes, disse esperar que os membros sejam logo nomeados para que o conselho possa se reunir nos próximos dias para discutir a reformulação, atribuições e ações, em decorrência da reforma administrativa.

Durante a reunião, os representantes do movimento negro pediram, ainda, a inclusão no calendário oficial de eventos, por meio de decreto, do Dia Municipal de Enfrentamento ao Racismo, ao Preconceito e à Intolerância Religiosa, a ser comemorado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, quando são desenvolvidas atividades por várias secretarias da prefeitura e a comunidade em geral, na data que homenageia Zumbi, escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares.

Também ficou acertada a criação de uma comissão para tratar da implementação do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas públicas do município. Outra demanda que ficou de ser avaliada pelo chefe de gabinete foi com relação à política de cotas para negros em concursos no âmbito da administração municipal.

Os militantes ainda pediram a criação do Departamento de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).



Deixe o seu comentário