Porto Velho/RO, 26 Março 2024 04:06:28
PLANTÃO DE POLÍCIA

Presos fogem após incêndio em albergue

Grupo havia sido impedido de sair por mau comportamento. Seis foram recapturados.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 06/01/2017 às 05h30min

Fogo atingiu cinco celas da Casa do Albergado. Detentos aproveitaram a ocasião para fugir

Onze presos do regime semiaberto fugiram, na noite da última quarta-feira (4), após a Casa do Albergado pegar fogo em Ariquemes/RO, na região do Vale do Jamari. De acordo com a direção do presídio, o incêndio atingiu colchôes e danificou cinco celas do local. Dos 16 presos na unidade, 11 aproveitaram a confusão e saíram pelo portão de entrada. Ninguém ficou ferido.

Segundo a direção daCasa do Albergado, o fogo atingiu vários colchões, danificou cinco celas do local e destruiu vários objetos dos apenados. Atualmente, cerca de 60 detentos cumprem pena na Casa do Albergado e devido ao incidente, os presos que passariam a noite no local foram liberados para dormirem nas residências onde passam o dia.

Após as chamas se espalharem pela unidade, o Corpo de Bombeiros foi chamado até a unidade prisional. Segundo a corporação dos Bombeiros, que demorou cerca de 1 hora para conter o fogo, uma perícia técnica deve apontar as causas do incêndio.

De acordo com o tenente da Polícia Militar (PM), Davi Inácio dos Santos, que atendeu ao chamado no presídio de Ariquemes depois que 11 presos fugiram da unidade pelo portão da frente durante um incêndio, o fogo foi causado pelos próprios detentos.

Segundo a polícia, o grupo de detentos havia sido impedido de sair da unidade, que é do regime semiaberto, pela Justiça após apresentarem mau comportamento.

Seis presos, dos onze que fugiram do regime semiaberto, foram recapturados até a manhã de ontem, quinta-feira (5). Os outros cinco apenados que não foram localizados utilizam tornozeleiras eletrônicas e estão sendo procurados pelas autoridades.

“Este grupo, de 16 inivíduos, são os que possuem mau comportamento e possivelmente estão envolvidos em outros crimes no município durante o período que passam fora do albergue. Por conta disso, o Tribunal de Justiça não concedeu a eles o direito de saírem durante o dia como acontece com os demais, e quatro regressariam ao cumprimento da pena no regime fechado”, informou.

O tenente explica ainda, que uma reunião será feita para decidir se os demais detentos poderão continuar a passar as noites em suas residências, até que as celas da unidade sejam restauradas.

“Acredito que tudo será resolvido ainda hoje, mas a população pode ficar despreocupada quanto a estes apenados. Pois todos possuem local de trabalho comprovado no município e estão sendo monitorados pelo sistema de segurança”, afirmou.

Sejus

A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) disse que os demais apenados que não fugiram foram encaminhados para suas residências, devendo comparecer no período diurno para assinar folha de frequência na unidade. Engenheiros da Sejus, junto com o coordenador-geral do Sistema Penitenciário de Rondônia, David Inácio, estão se deslocando para o município de Ariquemes, para avaliar a situação e tomar as providências necessárias.



Deixe o seu comentário