Porto Velho/RO, 21 Março 2024 10:42:45
PLANTÃO DE POLÍCIA

Presos não serão transferidos para reparos

“Não será necessária a transferência dos internos. Enquanto não concluirmos a reforma, o Gape permanece na unidade para fins de segurança.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/01/2018 às 05h35min

Celas foram danificadas em rebelião na última segunda-feira (8) (Foto: globo.com/Divulgação)

As obras de reparos nas celas da Casa do Albergado de Ariquemes (RO) serão realizadas com os presos dentro da unidade. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), os trabalhos começaram ontem (10).

O gerente geral da secretaria, Davi Martins, reforçou que o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) permanece na unidade para impedir novas fugas e rebeliões, como a da última segunda-feira (8), quando as celas foram depredadas.

“Não será necessária a transferência dos internos. Enquanto não concluirmos a reforma, o Gape permanece na unidade para fins de segurança. Mas eu asseguro que o clima aqui está bem tranquilo”, declarou.

Davi revela que os principais danos foram em portas, uma parede quebrada e instições elétricas e hidráulicas.
Ele ainda anunciou que até o fim de janeiro devem começar atividades de ressocialização, que foi um dos pontos discutidos em uma reunião com representantes de diversos órgãos na terça-feira (9). Dentre os trabalhos está a recuperação da rodovia estadual que dá acesso à Buritis (RO). O trabalho deve ser feito por 15 apenados da unidade.

“Mais tardar dia 25 iniciaremos aqui o funcionamento da fábrica de manilhas, em uma parceria entre DER e Sejus. Só nessa atividade serão empregados 40 apenados”, disse Martins sobre o trabalho dentro do presídio. O gerente disse à reportagem que os presos voltaram a receber alimentação normalmente e que a situação no presídio segue totalmente controlada. No entanto, um grupo de familiares do presos permanece nos arredores da unidade com medo de que uma rebelião volte a acontecer. (RA)



Deixe o seu comentário