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Diário da Amazônia

Procompi tem adesão de empresários do Estado

Projeto se insere no contexto da Fiero em fortalecer a indústria rondoniense.

Por Redação e Assessoria
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Publicado: 21/02/2017 às 07h15min

Fiero reúne empresários para apresentar diretrizes do Procompi Cerâmica 2017

Com a finalidade de apresentar a revisão da NBR 15.270 – Componentes Cerâmicos e as diretrizes da edição 2017 do Programa de Apoio e Competitividade das Micros e Pequenas Empresas (Procompi), a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), promoveu reunião nos dias 16, na sede em Porto Velho, e dia 17, em Cacoal, com a participação de empresários e entidades envolvidas no segmento de cerâmica vermelha em Rondônia.

De acordo com engenheiro cerâmico e consultor da Anicer, Bruno Frasson, todas as ações estão alinhadas às atuais necessidades do setor e ao momento econômico que o País vive, com foco em redução de custos e com melhor aproveitamento de ferramentas e recursos disponíveis na estrutura de cada cerâmica. Ele explica que a edição 2017 do Procompi terá quatro frentes de trabalho: Consultoria para eficiência energética; consultoria para adequação de processo produtivo; capacitação em custos e formação do preço de venda e missão técnica.

O projeto conta com quatro ações principais para ajudar o ceramista a organizar as despesas, receitas, formatar preços de vendas, de forma justa e competitiva, utilizar forma mais racional a energia consumida no processo produtivo, além de adequação a normas reguladoras e participação em uma missão de intercâmbio com visita a uma feira a nível nacional.

Frasson destacou que em retrospecto, o Procompi/RO 2017 é fruto dos bons resultados obtidos pelas 26 empresas rondonienses de 11 municípios, atendidas pelo projeto há três anos. À época, foram realizadas duas consultorias, uma ambiental e a outra voltada à qualificação no PSQ, disse. “Os números são indiscutíveis. 46% aumentaram a produtividade; 35% implementaram ações de SST; 27% aumentaram a conformidade dos produtos em relação às normas técnicas; 60% de redução média de perdas; 11% aumento médio do faturamento bruto; 69% aumento da satisfação dos clientes e 38% implementaram a conduta ambiental”.



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