Porto Velho/RO, 22 Março 2024 15:53:38
Diário da Amazônia

Produção de urucum inspira acrianos

O grupo foi recebido por extensionistas da Emater-RO da região do Território do Vale do Guaporé.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 04/02/2018 às 06h25min

Além da visita, a comitiva participou de palestras

No mês de janeiro deste ano, uma comitiva do estado do Acre composta por 40 participantes entre autoridades e agricultores familiares visitou a propriedade de Gilmar Salazar de Freitas, na linha 124, Km 02, no município de Seringueiras.

O grupo foi recebido por extensionistas da Emater-RO da região do Território do Vale do Guaporé.

“A propriedade visitada é referência na produção do urucum”, diz o gerente da Emater-RO em Seringueiras, João Francisco dos Santos Filho, explicando que ali foram colhidos, somente em 2017, mais de 15 mil quilos do fruto. O gerente conta ainda que o produtor rural Gilmar é um dos pioneiros dessa cultura na região e que a produtividade da sua lavoura e o incentivo que a Emater-RO tem oferecido a ele vem impulsionando o cultivo do urucum na região.

Além da visita à propriedade, a comitiva participou de palestras voltadas para cultura que exige poucos tratos culturais, porém a análise de solo seguida de suas devidas correções bem como a escolha da variedade a ser implantada são manejos indispensáveis para que se obtenha uma boa produção.

Ainda segundo João Francisco, eventos desta proporção, em que pessoas de outros Estados vêm em busca de conhecimento, são de suma importância tanto para quem visita como para quem é visitado, pois “além da troca de saberes e informações demonstra que estamos edificando nossos conhecimentos rumo a uma agriculta familiar fortalecida, com extensionistas preparados para atender diferentes demandas e solidificando o empenho da Emater-RO por uma agricultura de bases sólidas”. (AI).



Deixe o seu comentário