Porto Velho/RO, 26 Março 2024 20:53:37
Diário da Amazônia

Professor cria aplicativo para ensinar história

Professor de Candeias do Jamari quer compartilhar aplicativo com outras escolas.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/10/2017 às 06h20min

Professor Jadiael da Silva diz que aplicativo melhorou o aprendizado na escola

Convicto da importância e do bom uso de seu invento, o professor de História em Candeias do Jamari, Jadiael Rodrigues da Silva, 35 anos, quer compartilhá-lo com os demais professores e estudantes de Rondônia e do País.

Hmobile, baixado na loja Play Store, tem como slogan: “O ensino de História em suas mãos”. Faz parte do projeto de mestrado acadêmico em educação que Jadiael defenderá em 2018. Foi criado no âmbito da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, em Candeias do Jamari, a 20 quilômetros de Porto Velho.

“Em maio tivemos 300 compartilhamentos, 100 comentários e mais de 1,4 mil curtidas no Facebook do MEC (Ministério da Educação) e as perspectivas de parcerias são animadoras”, comentou. A notícia espalhou-se também pela rádio web e pela Rádio Nacional de Brasília.

Jadiael dá aulas na escola onde foi aluno, técnico e, em seguida, professor. Formado Universidade Federal de Rondônia (Unir), ainda trabalha na área de planejamento da instituição.

Deu certo: no primeiro semestre, um cobrador de ônibus usou-o com êxito para recuperar aulas no período em que faltou, e uma aluna hospitalizada e de licença médica quase por um mês, perdeu o bimestre, mas foi “salva” pelo aplicativo. Fez as provas e com a pontuação anteriormente obtida, conseguiu nota 5 e alcançou a média.

Alunos da Escola Carlos Drummond acessam o Plano de Curso da Disciplina e os conteúdos trabalhados ao longo do bimestre, inclusive a resolução de exercícios que são enviados diretamente do aplicativo para o professor. Ele recebe o relatório com as respostas por série e turma, verificando a quantidade de acertos e erros.

No Hmobile, os estudantes podem interagir na rede social dentro do próprio aplicativo. Assim, o programa funcional desperta interesse educacional e social.

Usabilidade

Para o uso perfeito do aplicativo, o professor recomenda o conhecimento da sua metodologia. “Na sala de aula, o aluno do Ensino Médio, especialmente na EJA (Educação de Jovens e Adultos) pode concentrar-se o tempo mínimo e tirar dúvidas por ele, conectados, fotografando explicações na lousa”. (AI)



Deixe o seu comentário