Porto Velho/RO, 29 Março 2024 00:24:02
RONDÔNIA

Professores participam de fórum sobre educação empreendedora

  O II Congresso Municipal de Educação e o Fórum de Educação Empreendedora teve início na manhã de ontem, no auditório da..

A- A+

Publicado: 20/09/2018 às 09h56min | Atualizado 20/09/2018 às 10h16min

 

Foto: Roni Carvalho – Diário da Amazônia

O II Congresso Municipal de Educação e o Fórum de Educação Empreendedora teve início na manhã de ontem, no auditório da Faculdade Unopar, em Porto Velho. Mais de mil professores da Rede Municipal se inscreveram para participar do evento. O congresso é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Sebrae-RO e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Segundo o secretário municipal de educação de Porto Velho, César Licório, o primeiro congresso foi realizado há 12 anos, e a retomada dessa iniciativa tem por objetivo trazer para os professores as novas técnicas e a nova legislação sobre a educação fundamental infantil. “Nós também vamos discutir sobre o ensino e aprendizagem e também sobre empreendedorismo que está sendo trazido pelo Sebrae aqui de porto velho”, disse.

O evento proporcionou aos profissionais da educação discutir os aspectos que influenciam direta ou indiretamente no processo educativo da Amazônia na tentativa de encontrar estratégias para melhorar o Ensino e a Aprendizagem na rede pública.

Para o presidente da Educação Básica do Concelho Nacional de Educação (CNE), Ivan Siqueira, o momento é muito importante para unir e debater os problemas da educação. “A importância desse congresso é grande, porque sem que os professores consigam se reunir e debater quais são os problemas e as estratégias a gente não tem melhorias na educação, então é preciso eventualmente que os professores consigam parar o seu trabalho e refletir sobre sua prática”, informou.

De acordo com a professora do Departamento de Ciências da Educação da Unir, Rosângela Hilário, a Universidade de Rondônia está cumprindo seu papel de fazer a articulação dentro do projeto educacional que foi traçado no Município de Porto Velho. “Nós esperamos que avancemos no diálogo porque a universidade pública precisa estar articulada como parceira, promovendo peças que vão desencadear realmente avanços”, contou.

Conforme disse a gestora do programa nacional de educação empreendedora do Sebrae-RO, Cleide Pereira, o órgão desenvolveu um programa de educação empreendedora nacional que atende desde o Ensino Fundamental ao Ensino Superior. “Um dos objetivos do Sebrae é fomentar o empreendedorismo nas escolas, com disciplinas de empreendedorismo. Nós estamos atendendo o Ensino Fundamental em parceria com o Município, para juntos promovermos a educação”, explicou Cleide.

Segundo a diretora do Sebrae-RO, Rita de Cássia, as disciplinas de empreendedorismo são direcionadas para alunos do ensino técnico e também do superior. “Nós temos disciplinas de empreendedorismo para alunos do ensino técnico e também do superior. Com essa parceria, a gente quer oferecer aos professores educação continuada. Nós estamos desde 2010 com o programa nacional de educação de empreendedor, levando o empreendedorismo para as escolas, porque nós acreditamos que, desde cedo, o empreendedorismo  precisa ser ensinado nas escolas”, informou Rita.

Durante o Congresso municipal, o secretário municipal de educação de Porto Velho, César Licório, anunciou a compra de veículos que vão atender o transporte escolar rural, tanto terrestre quanto fluvial. Ele já anunciou junto ao prefeito Hildon Chaves um montante de 50 milhões de reais e que já estão dando andamento para a aquisição do transporte através de uma linha de financiamento.

Veja a matéria feira pela RedeTV RO:

 



Deixe o seu comentário