Porto Velho/RO, 27 Março 2024 09:21:47
Diário da Amazônia

Profissionais da UPA passam por treinamento

A demanda recorrente de pacientes com casos crônicos está entre as situaçõs debatidas durante o curso na área da saúde.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 11/02/2018 às 05h10min

Desde que foi inaugurada há dois meses, mais de 25 mil pacientes, de 47 municípios do estado de Rondônia, já foram atendidos pela Unidade de Pronto-Atendimento de Ariquemes. Para receber toda esta demanda, são 41 médicos clínicos gerais e 16 enfermeiros, que se revezam em plantões de 12 horas, sendo 6 médicos ao dia e quatro durante a noite.

A UPA, segundo o Ministério da Saúde, preconiza os atendimentos de urgência e emergência, contemplando pacientes de diferentes idades, identificados pela Classificação de Risco que determina o tempo de espera. No entanto, com a intenção de otimizar a assistência, segundo o diretor de Média e Alta complexidade, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), Renan Pereira da Silva, os ambientes começaram a passar por readequação.

“A gente dividiu os ambientes. Os médicos que atenderão crianças são específicos, com ambientes preparados. Então nós estamos decorando os consultórios, deixando mais agradável para as crianças, bem como separamos a sala de espera deles, onde tem uma televisão que passa desenhos, por exemplo”, falou Renan

Orientação

Somente em casos em que há necessidade de internação ou observação acima de 24 horas, as crianças são encaminhadas para o Hospital da Criança, onde cinco pediatras atuam.

Treinamento

Além disso, os clínicos gerais que atendem na UPA e que passaram por residência médica em pediatria e ginecologia obstétrica, iniciaram um treinamento em urgência e emergência pediátrica, esta semana.

Demanda

De acordo com a pediatra Rosemary da Costa (Dra. Rose), que ministrou a capacitação, existe uma demanda recorrente de pacientes com casos crônicos, situaçõs debatidas durante o curso. “Serão abordadas todas aquelas patologias comuns na pediatria, na nossa região. Então nós estamos capacitando ‘eles’ para que tenham uma resolutividade maior no atendimento na UPA”, diz. (AI)



Deixe o seu comentário