Porto Velho/RO, 24 Março 2024 08:02:43
Diário da Amazônia

Projeto destaca técnicas de manejo

O manejo rotacionado e irrigado tem sido fundamental para o gado leiteiro.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 19/11/2017 às 05h20min

Com a utilização de técnicas de manejo rotacionado, a propriedade tem aumentado os índices de produtividade

Produtores rurais do município de São Felipe do Oeste, que trabalham com bovinocultura, participaram de uma visita à propriedade do também produtor rural Gilmar Ferreira, localizada à margem da linha FP 09, considerada referência pelos resultados obtidos com técnicas e manejo de pastagem rotacionado e irrigado, com base em orientações de extensionistas da Emater-RO.

O projeto de manejo e pastagens começou a ser executado na propriedade em meados de 2009, numa área de um hectare de capim braquiarão (Brachiaria brizantha). Posteriormente, a propriedade aderiu ao projeto Balde Cheio, da Embrapa.
Hoje o produtor Gilmar Ferreira trabalha com 2,2 hectares de capim tifton (híbrido pertencente ao grupo Bermuda do gênero Cynodon), divididos em 16 piquetes de 23×25, que suportam 12 animais em lactação.

A área é destinada exclusivamente à atividade leiteira, com uma produção mensal de aproximadamente 11 mil litros de leite. Segundo Gilmar Ferreira, o custo de produção chega a R$ 0,53 centavos por litro que é entregue a R$ 0,91 centavos. “O capim é á base do negócio”, destaca o produtor rural. Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas de manejo usadas na propriedade. Gilmar explica que, após a retirada dos animais, são usados oito quilos da uréia granulada por piquete, com irrigação a partir das 18h. “Às 9h os animais saem do piquete e após o ciclo de 15 dias eles voltam”, informa.

Gilmar Ferreira acrescenta que também é rigoroso com a análise que é feita a cada seis meses e se diz satisfeito com o resultado de sua produção. Em 2016 ele chegou a entregar 123 mil litros de leite, resultando em uma margem de lucro de 50%.



Deixe o seu comentário