Porto Velho/RO, 22 Março 2024 15:53:42
Diário da Amazônia

Projeto incentiva os servidores a doarem

O projeto é de autoria do vereador Edilson Vieira (PMDB).

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 18/03/2017 às 05h45min

O Projeto de Lei n° 3583/2017 que dispõe sobre a criação de incentivo a doação regular de sangue para servidores do município de Ji-Paraná foi aprovado na 4ª Sessão Ordinária, que aconteceu na última terça-feira (14), na Câmara Municipal. O projeto é de autoria do vereador Edilson Vieira (PMDB).

“Este projeto tem como finalidade instituir este incentivo para a doação voluntária de sangue de forma a aumentar o número de doadores no município de Ji-Paraná e assim colaborar para superar a carência deste insumo fundamental aos serviços de saúde em todo o Brasil”, disse o vereador, ressaltando que “doar sangue é um ato de amor à vida”.

De acordo com o projeto, “será concedido um período de quatro dias de folga ao servidor público de Ji-Paraná, a título de incentivo a doação de sangue, que efetuar doação periódica à instituição mantida pelo Poder Público, nos seguintes termos: servidor do sexo masculino que efetuar quatro doações de sangue no período de um ano e do sexo feminino que efetuar três doações em um ano”.

Ainda conforme o projeto, “o período de quatro dias deverá ser fracionado em pelo menos dois períodos e os dias de folga adquiridos não serão acumulativos, tendo o servidor o prazo de um ano a contar da data de sua aquisição para gozar da folga”.

Para a concessão do incentivo, o servidor deverá efetuar um requerimento para o chefe imediato com a Certidão do Banco de Sangue comprovando as doações dentro do prazo de um ano, descriminação das datas em que pretende gozar os dias de folga e cópia da carteira de doador.

Importância

Edilson Vieria (PMDB) comentou na tribuna que este projeto é de grande relevância para o município, pois muitas vezes o banco de sangue opera com o mínimo de sua capacidade. “O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. A atitude de doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo”, afirmou o vereador.

Para doar sangue o servidor precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal. (AI).



Deixe o seu comentário