Porto Velho/RO, 21 Março 2024 19:38:09
RONDÔNIA

Projeto premia estudantes da capital

O projeto de incentivo à leitura e produção textual Carta Mural foi realizado em 31 escolas.

Por Mineia Capistrano Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 18/12/2016 às 05h00min

A entrega da premiação aconteceu na última sexta-feira na sede do Senac, na capital

Ketlyn Nunes da Cunha, 7º ano, estuda na escola Heloísa Bentes, em Porto Velho, representa outros 30 estudantes de escolas estaduais de Porto Velho, que participaram do projeto de incentivo à leitura e produção textual Carta Mural, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), em parceria com a secretaria estadual de Educação, entre os meses de junho e dezembro deste ano. Ketlyn ganhou o primeiro lugar na modalidade elaboração de redação, levou para casa um smartphone e uma dose extra de motivação para prosseguir os estudos.

Ela contou ao Diário, que participou do projeto no mês de junho. Recebeu uma folha de papel com o início de uma história, com algumas informações relacionadas ao trânsito. Precisava finalizar a redação. “Resolvi incluir Deus no texto, para chamar a atenção das pessoas”, explicou. A narrativa dramática de Ketlyn encerrava com a seguinte informação: “nunca brinque com o nome de Deus e só dirija quando estiver habilitado”.

A jovem de 13 anos mora no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, ofereceu o prêmio para sua mãe, que não pôde participar do evento, por estar trabalhando, mas que incentivou a filha a ir buscar a premiação. “Eu estava muito nervosa. Pensei em não vir, mas minha mãe disse que eu deveria participar”, conta. Ketlyn disse que gosta de ler e de assistir filmes, mas ainda não definiu qual profissão pretende seguir no futuro. Resumiu este momento com a seguinte frase: “espero ter mais oportunidades, me esforçar e melhorar cada vez mais”.

O projeto de incentivo à leitura e produção textual Carta Mural foi realizado em 31 escolas no âmbito de Porto Velho e este ano, o tema foi: Eu sou mais um, por um trânsito mais seguro. O objetivo da ação, de acordo com Gildete Miranda, diretora técnica de Educação de Trânsito do Detran foi incentivar os jovens à leitura e educação de trânsito. “O que nos motiva é trabalhar em prol da vida e com qualidade. O trânsito envolve todos: os pedestres, ciclistas, os veículos maiores. Se existir harmonia com respeito ao próximo, o trânsito segue igualmente harmônico”, definiu.

Gildete explicou que as ações desenvolvidas voltadas à educação para o trânsito trabalham questões relacionadas à cidadania prevendo mudança de comportamento tanto nas pessoas que já dirigem quanto nos futuros condutores de veículos. “Os alunos são excelentes aliados, porque são multiplicadores das boas práticas. Muitos corrigem seus responsáveis para o que é certo no contexto do trânsito”, referendou.

Esta é a terceira ação que o Detran desenvolve junto às escolas. O alcance foi de aproximadamente 10 mil jovens. “Ficamos satisfeitos porque estamos trabalhando na base, com futuros condutores. Se levar em consideração que foram três anos seguidos de ação, teremos levado informação a aproximadamente 30 mil pessoas, que foram beneficiadas diretamente com educação de trânsito”, comemorou Gildete.

A diretora informa que a educação para o trânsito já apresenta números positivos: a estatística dá conta que os números de acidentes automobilísticos caíram 21,5% este ano. “Os acidentes, em geral são provocados porque uma das partes envolvidas deixou de fazer o que era certo”, lembra.

Trabalho surpreende diretoria

Os organizadores do evento de premiação, que foi realizado no auditório do Senac, demonstraram surpresa com o resultado dos trabalhos apresentados. Para efetivação da campanha foram utilizadas duas metodologias diferentes: numa o aluno recebeu uma folha de papel em branco para esboçar sua criatividade acerca do tema trânsito e na outra, os alunos recebiam uma folha com o início de um texto para complementar com informações, também relacionadas ao trânsito e consequentemente postura do condutor.

Pedro Henrique dos Santos, do 6º ano da escola Petrônio Barcelos ganhou em primeiro lugar na categoria desenho. Ele desenhou dois copos com chopp brindando, simbolizando uma confraternização. No interior dos copos, ele desenhou dois veículos se chocando.

“Pesquisamos na internet e vimos que ele não se inspirou em nada que já existe”, disse Pedro Henrique.



Deixe o seu comentário