Porto Velho/RO, 21 Março 2024 22:45:14
Diário da Amazônia

Projeto propõe a retirada de pessoas das ruas

Cinco entidades sociais de Cacoal já aderiram ao projeto e devem receber moradores de rua.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/02/2017 às 05h15min

Projeto ‘Todos Pela População em Situação de Rua’ irá oferecer um teto aos necessitados

Em Cacoal, cerca de 20 pessoas vivem perambulando pelas ruas da cidade. Sem lugar para morar, elas acabam ocupando locais públicos e prédios abandonados para se abrigarem. Para acabar com essa realidade, foi lançado na última sexta-feira (17) em Cacoal, o projeto ‘Todos Pela População em Situação de Rua’, que visa dar suporte a essas pessoas que são na maioria homens, encaminhando-os para casas de abrigo ou de recuperação, onde poderão ser tratados contra vícios como álcool e drogas, ou simplesmente se abrigarem de forma digna.

Para que o projeto dê certo, é fundamental que as pessoas queiram o atendimento, já que não adianta ser imposto. Pensando assim, foi montado na praça da Ceplac uma tenda para cadastrar esses moradores.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Elias Moisés, nesse primeiro momento a tenda de atendimento será fixa, logo passará a ser itinerante. “Desde sexta-feira, quando o projeto foi lançado, nós já internamos seis pessoas, enviamos duas para seus domicílios. E as demais ainda não aceitaram a ajuda, apesar de o município já te-los procurado e oferecido”, explicou o secretário.

Elias afirma que a intenção do projeto é dar dignidade a essas pessoas. “Elas não são obrigadas a ficarem nos abrigos ou receberem tratamento. Caso queiram dormir nesses locais e logo pela manhã voltarem para as ruas, poderão. O que nós queremos é que elas saibam que têm para onde irem, que não precisam viver em situação de vulnerabilidade e de risco”, afirmou.

O objetivo final do projeto será a construção de uma casa de triagem. O secretário disse que o projeto já está sendo executado. A tenda fixa que foi montada na praça da Ceplac está realizando os cadastros da 18 horas à 0h. Esse atendimento será oferecido até amanhã (22). Na quinta-feira (23) será realizada uma reunião de avaliação do projeto, para decidirem como darão continuidade.

Cinco entidades sociais, entre abrigos e casas de recuperação aderiram ao projeto, mas para receberem essas pessoas elas necessitam de doações, principalmente de materiais de higiene pessoal. Essas doações podem ser entregues na Semast, localizada no Centro de Formação Fiovo Camaione, na rua Silvio Aparecido Pereira, 877, bairro Teixeirão.



Deixe o seu comentário